Panorama da Educação Matemática em alguns países da América Latina <br> Overview of Mathematics Education in some Latin American countries
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p1-12Palavras-chave:
CurrículoResumo
Nesta conferência objetivamos apresentar um panorama da Educação Matemática em alguns países latino-americanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguai, Peru e Uruguai), apoiado no Projeto “Pesquisas comparativas sobre organização e desenvolvimento curricular na área de Educação Matemática, em países da América Latina” desenvolvido de 2009 a 2017. Nos baseamos em concepções e procedimentos da metodologia de estudos comparativos, de Ferrer Juliá (2002) e Pilz (2012). Partimos de questões de pesquisa como: Que Matemática está sendo proposta no ensino de crianças e jovens de países latino-americanos neste início de milênio? Que pressupostos norteiam os documentos curriculares em países latino-americanos? Como se dá o processo de implementação curricular nesses países? Que currículos estão de fato sendo realizados em sala de aula? Como resultados destacamos que, no tocante à educação até a faixa dos 14 anos, as propostas dos diferentes países são muito similares, tanto nas finalidades conferidas ao ensino de Matemática, com foco na formação do cidadão, como em relação aos conteúdos e à incorporação de metodologias como a resolução de problemas e os recursos tecnológicos. Para a faixa dos 15 a 17 anos, há diferenças na organização dos cursos, mas pode-se notar uma abordagem bastante tradicional da matemática nos documentos curriculares.
In this conference, we have presented an overview of Mathematics Education in some Latin American countries (Argentina, Bolivia, Brazil, Chile, Mexico, Paraguay, Peru and Uruguay), supported by the Project "Comparative research on curricular organization and development in Mathematics Education, in Latin American countries" developed from 2009 to 2017. We have based on conceptions and procedures of the methodology of comparative studies, by Ferrer Juliá (2002) and Pilz (2012). We start with research questions such as: What Mathematics is being proposed in teaching children and young people from Latin American countries at the beginning of the millennium? What assumptions guide curriculum documents in Latin American countries? How does the curricular implementation process take place in these countries? What curricula are actually being delivered in the classroom? As a result, we highlighted that, in the case of education up to 14th years old, the proposals of the different countries are very similar, both in the purposes of Mathematics teaching, focusing on citizen training, as well the content and the incorporation of methodologies such as problem solving and technological resources. For the group of 15th to 17th years old, there are differences in course organization, but one can see a rather traditional approach to mathematics in curriculum documents.
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