Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon.

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires PUC-SP

Palavras-chave:

ensino, trajetórias hipotéticas de aprendizagem. Martin Simon.

Resumo

Resumo Este artigo tem como propósito apresentar reflexões de um grupo de pesquisadores2 que investiga a organização, o desenvolvimento e a implementação curricular em Matemática, a partir de formulações do pesquisador americano Martin Simon. Para este autor, o construtivismo epistemológico tem sido fonte de pesquisas no ensino da Matemática e tem oferecido bases para reformas na Educação Matemática. Ele considera, porém, que, embora o construtivismo tenha potencialidade para sustentar mudanças no ensino da Matemática, é necessário formular modelos de ensino baseados no construtivismo. Com tal preocupação, Simon propõe que se pense num ciclo do ensino da Matemática, em que inclui a idéia de Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA. O grupo de pesquisa também analisou o posicionamento de outros autores que discutem a noção de THA. Palavras-chave: construtivismo; educação matemática; planejamento do ensino; trajetórias hipotéticas de aprendizagem. Martin Simon. Abstract This paper aims to introduce reflections of a group of researchers1 that investigates the organization, the development and the curricular implementation in Mathematics, according to the formulations of the American researcher Martin Simon. In his point of view, the epistemological constructivism has been source of research in the teaching of mathematics and has offered basis to the mathematics education reform. According to him, although the constructivism has potentially sustained changes in the teaching of Mathematics, it is necessary to formulate models of teaching based on constructivism. With such concern, Simon proposes that we think on a cycle of teaching of Mathematics, in which the Idea of Hypothetical Learning Trajectory (HLT) is included. The research group has also analyzed the positioning of other authors who discuss the concept of HLT. Key-words: constructivism; mathematics education reform; teaching planning; hypothetical learning trajectory. Martin Simon

Metrics

PDF views
7,219
Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026982
|

Biografia do Autor

Célia Maria Carolino Pires, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática/ PUC/SP, celia@pucsp.br 2 Grupo de Pesquisa que desenvolve o projeto “Construção de trajetórias hipotéticas de aprendizagem e implementação de inovações curriculares em Matemática no Ensino Médio”, no Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação Matemática da PUC/SP.

Downloads

Publicado

2010-01-24

Como Citar

PIRES, C. M. C. Perspectivas construtivistas e organizações curriculares: um encontro com as formulações de Martin Simon. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 11, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2136. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos