Educação Matemática nas escolas dos povos da floresta: formação de professores dos anos iniciais.

Autores

  • Célia Maria Carolino Pires PUC-SP
  • Rosana Dutoit Instituto Abaporu de Educação e Cultura

Palavras-chave:

Programa de formação de professores. Anos iniciais. Educação Matemática

Resumo

Neste artigo temos como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e desenvolvimento de um Programa de Formação de Professores em Educação Matemática – PROFEMAT -, a partir de dados coletados ao longo da primeira experiência de implementação do Programa, no Estado do Acre. Inicialmente discutiremos as motivações e os pressupostos norteadores do Programa em relação à formação de professores dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Matemática das crianças. Na sequência, descrevemos o processo de construção do PROFEMAT. E finalmente, apresentamos resultados de entrevistas realizadas com os formadores da primeira fase do Programa no estado do Acre. em que participaram 99 escolas de 18 municípios, com 1119 professores e seus 29770 alunos

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Biografia do Autor

Célia Maria Carolino Pires, PUC-SP

Doutora em Educação (USP). Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP. célia@pucsp.br

Rosana Dutoit, Instituto Abaporu de Educação e Cultura

Mestra em Educação (USP). Formadora de Professores do Instituto Abaporu de Educação e Cultura.

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Publicado

2011-08-02

Como Citar

PIRES, C. M. C.; DUTOIT, R. Educação Matemática nas escolas dos povos da floresta: formação de professores dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 243–251, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6068. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos