Atividade de estudos e investigação sobre o sistema de numeração posicional na formação de professores dos anos iniciais<br>
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p274-288Palabras clave:
Atividade de Estudos e Investigação, Formação de Professores, Sistema de Numeração Posicional, Teoria Antropológica do DidáticoResumen
O referido trabalho trata de uma pesquisa empírica no âmbito da formação de professores dos anos iniciais e tem como metodologia a Atividade de Estudos e Investigação (AEI), um dispositivo didático que tem sido utilizado como metodologia de pesquisa no processo de ensino e aprendizagem de noções matemáticas na didática da matemática no âmbito da formação de professores. O precursor desta metodologia foi Yves Chevallard com a Teoria Antropológica do Didático (TAD). A proposta do AEI será por meio do Sistema de Numeração Posicional (SNP) na formação inicial de professores, esse conteúdo matemático tem suma importância na Educação Básica, principalmente nos anos iniciais. O trabalho apresenta o SNP como um problema concreto que pode ser desenvolvido a partir de atividades concretas. Ressaltamos também que o AEI é uma metodologia capaz de (re) construir conceitos matemáticos na formação de professores.
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