Tecnologias digitais no ensino de geometria: Uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p031-055Palavras-chave:
Pesquisa bibliográfica, Softwares de geometria dinâmica, Educação matemáticaResumo
As tecnologias digitais (TD) no ensino de geometria são um dos temas emergentes em educação matemática. O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão sistemática de literatura relacionada à integração de TD no ensino de geometria. Discutem-se duas questões norteadoras: Quais as principais lacunas associadas ao ensino de Geometria? Como as TD podem contribuir com o ensino de Geometria? Para tanto, analisaram-se 30 artigos, selecionados de periódicos nacionais e internacionais. As análises verticais e horizontais destacaram seis aspectos para compreensão de cada artigo. Em relação às lacunas, os resultados apontam desde a falta de versatilidade dos professores diante das TD até a escassez de disciplinas que potencializam o ensino de geometria durante a formação inicial. Entre as vantagens, evidencia-se que as TD permitem abordagens diversificadas e dinâmicas que podem contribuir para o avanço da compreensão conceitual dos objetos geométricos por parte dos estudantes.
Metrics
Referências
Ballejo, C. C. & Viali, L. (2018). Aprendizagem de conceitos de área e perímetro com o 6.º ano do ensino fundamental. Boletim Online de Educação Matemática, 6 (12), p. 1- 20. https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13269
Bastos, L. C., Galvão, M. E. E. L. & Souza, V. H. G. de. (2019). O ensino de perspectiva para alunos do ensino médio num ambiente de Geometria Dinâmica. Perspectivas da Educação Matemática, 12 (28), p. 38-55. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9408
Batista, C. C. & Paulo, R. M. (2021). Ver e visualizar em Geometria: uma experiência com o software GeoGebra. Revista Matemática, Ensino e Cultura, Belém, 16 (38), p. 160- 17. https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/343
Borba, M. C., Scucuglia, R. R. S. & Gadanidis, G. (2020). Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. 152p.
Cabral, C. A. F. & Almeida, T. C. S. (2020). Semelhança de triângulos e GeoGebra: uma alternativa de ensino por meio de representações dinâmicas. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5 (1), p. 358-375. https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12061
Depaepe, F.,Verschaffel, L. & Kelchtermans, G. (2013). Pedagogical content knowledge: A systematic review of the way in which the concept has pervaded mathematics educational research. Teaching and Teacher Education, 34 (1), p. 12-25. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X1300053X
Fassio, O. S. A. (2020). Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de geometria. Perspectivas da Educação Matemática, 4 (8), p. 15-24. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9803/7244
Ferreira, E. F. P. & Scortegagna, L. (2018). Ensinando perímetro e área de figuras geométricas planas usando o software Geogebra. Boletim Online de Educação Matemática, 6 (11), p. 1-17. https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/1186
Fujita, T., Jones, K., & Miyazaki, M. (2018). Learners' Use of Domain-Specific Computer-Based Feedback to Overcome Logical Circularity in Deductive Proving in Geometry. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, 50(4), 699-713.
Gravina, M. A. (2001). Os ambientes de geometria dinâmica e o pensamento hipotético-dedutivo (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre).
Greefrath, G., Hertleif, C. & Siller, H. S. (2018). Mathematical modelling with digital tools - a quantitative study on mathematising with dynamic geometry software. ZDM - Mathematics Education, p. 233-244. https://link.springer.com/article/10.1007/s11858- 018-0924-6
Guimarães, R. C. C. G., Vieira, W., Imafuku, R. S. & Pereira, E. F. M. (2021). Uso de teléfonos inteligentes en la investigación sobre las propiedades de los cuadriláteros notables. Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 17 (61), p. 1-20. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/226
Gutiérrez, R. E. A. & Pazuch, V. (2018). Elaboração de objetos de aprendizagem com o software GeoGebra para o ensino de geometria. Boletim Online de Educação Matemática, 6 (12), p. 55-74. https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13828
Heck, M. F. & Kaiber, C. T. (2020). A geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise de referenciais curriculares sob a perspectiva do enfoque ontossemiótico. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 15 (1), p. 01-22 .https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e70404
Henrique M. P. & Bairral, M. A. (2019). Retas que se cortam e dedos que se movem com dispositivos de geometria dinâmica. Educação Matemática Pesquisa, 21 (1), p. 197- 216. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/38207
Henrique, M. P. & Bairral, M. A. (2020). Tecnologias digitais móveis e metáforas: campos que se encontram em conceitos geométricos. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5 (1), p. 46-70. https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/12349
Jesuz, D. A. F. & Pereira, A. L. (2020). Cálculo de áreas de quadriláteros irregulares: análise das contribuições de uma sequência didática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5 (2), p. 244-265. https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/13035
Lecrer, O. P. V. G. & Pazuch, V. (2021). Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores. Revista Matemática, Ensino e Cultura, 16 (37), p. 97-122. http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/280
Krakecker, L., Burigato, S. M. & Santos, C. M. (2017). Uma discussão sobre a definição de trapézio por meio do software GeoGebra. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 12 (1), v. 12, n. 1, p. 133-144. https://antigo.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981- 1322.2017v12n1p133/www.ufsc.br
Mithalal, J. & Balacheff, N. (2018). The instrumental deconstruction as a link between drawing and geometrical figure. Educational Studies in Mathematics, p. 161-176. https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-018-9862-z
Moran, M. & Franco, V. S. (2020). O uso de tratamentos em registros figurais: representações na forma de material manipulável, software e expressão gráfica. Perspectivas da Educação Matemática,13 (31), p. 1-20. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5787
Nóvoa, A. (2022). Conhecimento profissional docente e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, 27. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TBsRtWkP7hx9ZZNWywbLjny/#
Oliveira, G. P. & Gonçalves, M. D. (2018). Construções em Geometria Euclidiana Plana: as perspectivas abertas por estratégias didáticas com tecnologias. Boletim de Educação Matemática, 32 (60), p. 92-11. https://www.scielo.br/j/bolema/a/D4s4yQXNf9dcmc4Gf4fdgfP/abstract/?lang=pt
Oliveira, G. P. & Lima, N. S. M. (2018). Estratégias didáticas com tecnologias na formação continuada de professores de Matemática: uma investigação sobre homotetia. Educação Matemática Pesquisa, 20 (1), p. 385-418. https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/35463
Portella, H. P. & Leivas, J. C. P. (2017). Uso do software GeoGebra para desenvolver conhecimentos acerca de algumas propriedades da circunferência. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 12 (2), p. 133-147. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2017v12n2p133
Pouzada, T. A. et al. (2020). Potencialidades, desafios e dificuldades de ensinar Geometria por meio das tecnologias digitais. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, 5 (2), p.112-12. https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/1222
Powell, A. B. & Pazuch, V. (2016). Tarefas e justificativas de professores em ambientes virtuais colaborativos de geometria dinâmica. Zetetiké, 24 (2), p. 191–207. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646517
Ramírez, G. M., Goycochea, N. R. & Osorio, V. L. (2021). Tipificación de argumentos producidos por las prácticas matemáticas de alumnos del nivel medio en ambientes de geometria dinâmica. Boletim de Educação Matemática, 35 (70), p. 664 – 689. https://www.scielo.br/j/bolema/a/GfZSBrhY5T5yQ67rsXfGn6h
Rodrigues, A. D. & Bellemain, P. M. B. (2016). A comparação de áreas de figuras planas em diferentes ambientes: papel e lápis, materiais manipulativos e no Apprenti Géomètre 2. Em Teia - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, 7 (3), p. 1-25. https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2904
Rodrigues, D. S. & Kaiber, C. T. (2019). A Geometria Espacial no Ensino Médio: contribuições da utilização de uma Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA). Perspectivas da Educação Matemática, 12 (28), p. 149-167. https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/9463
Rovetta, O. M. & Silva, S. A. F. da. (2021). Potencialidades da rede social Facebook como um espaço complementar à sala de aula durante estudo de sólidos geométricos: discussão de um produto educacional. Boletim Online de Educação Matemática, 6 (11), p. 222- 240. https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11905
Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica [Systematic review studies: a guide for careful synthesis of the scientific evidence]. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11(1), 83-89.
Sánchez, I. C., Castillo, L. A. & Luque, R. (2021). Tecnologías Digitales y la Geometría Escolar: El GeoGebra para la enseñanza del teorema de Pitágoras. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, 16 (37), p. 160-175. https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/316
Santos, C. A., & Nacarato, A. M. (2021). Uma breve trajetória sobre o ensino da Geometria e o pensamento geométrico. In Aprendizagem em geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula (Coleção tendências em educação matemática). [SP]: Grupo Autêntica. E-book.
Silva, A. D. & Bellemain, F. G. (2020). Magnitude Studium: um micromundo para o ensino de área e perímetro. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, 16 (37), p. 177-194. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/3372
Viana, O. A. & Silva, L. R. P. (2020). Raciocínio geométrico e aprendizagem de congruência de triângulos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 15 (1), p. 01-22. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2020.e6762
Volpatto, A. T., Fortes, P. R. & Silveira, S. R. (2018). Um estudo de caso envolvendo a aplicação do software educacional de geometria espacial. Revista Eletrônica de Educação Matemática, 13 (1), p. 76-90. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n1p76
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).