Um percurso de estudo e pesquisa para o trabalho com as operações aritméticas fundamentais<br>A path of study and research to work with fundamental arithmetic operations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p647-659

Palavras-chave:

História da Matemática. Operações Aritméticas Fundamentais. Teoria das Situações Didáticas. Percurso de Estudo e Pesquisa.

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos um recorte de uma dissertação de mestrado com o objetivo de explanar propostas de situações didáticas articuladas às contribuições da História da Matemática com aportes teóricos da Didática, visando contribuir com a prática de professores no trabalho com as Operações Aritméticas Básicas. Neste estudo foram buscadas respostas provisórias para o seguinte problema didático: “Como institucionalizar as contribuições de Construtos Didáticos – uma vez que, a incompletude atua na instituição escolar – a partir do trabalho de professores, no 6° ano, quando ensinam as Operações Aritméticas Fundamentais?”. Para tal, embasamo-nos em alguns elementos da Teoria das Situações Didáticas, desenvolvida por Guy Brousseau. Como aporte metodológico, utilizamos elementos da Engenharia Didática do Percurso de Estudo e Pesquisa. Adotamos como campo investigativo três escolas da rede estadual de Feira de Santana-BA. Para produzir os dados, realizamos visitas às referidas escolas, entrevistas semiestruturadas com três professores, filmagens e/ou gravação de áudio de algumas aulas, observações naturalistas e questionários abertos para educadores e alunos. Além disso, observamos anotações nos cadernos dos estudantes, fizemos seis encontros para estudos com os professores e, em seguida, convidamos os docentes para criarem conosco situações didáticas que integrassem as contribuições da Didática da Matemática às Operações Aritméticas Básicas.

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Biografia do Autor

Rita Cineia Meneses Silva, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Política do Planejamento Pedagógico, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, e em Educação Matemática com Novas Tecnologias, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências, Matemática e Tecnologia-NIPEDICMT da Universidade Federal da Bahia-UFBA e Professora da rede estadual da Bahia. Sócia da Sociedade Brasileira de Matemática.Tem experiência na área de Matemática, Educação Matemática, Didática da Matemática, Gestão Escolar e Formação de Professor.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.