Sobre afeto e meta-afeto na educação matemática: uma entrevista com Gerald A. Goldin<br>About affect and meta-affect in mathematics education: an interview with Gerald A. Goldin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p579-592

Palavras-chave:

Afeto, Educação Matemática

Resumo

O pesquisador Gerald A. Goldin apresenta uma trajetória na educação matemática que remonta aos primeiros anos da década de 1970. Seus trabalhos o colocam como um pesquisador influente, contribuindo com investigações sobre sistemas de representação e sobre afetos no ensino e aprendizagem de matemática. Nosso interesse principal no diálogo com Goldin foi o de registrar suas considerações sobre o Domínio Afetivo, com ênfase no meta-afeto, bem como coletar suas opiniões sobre o atual e futuro caminhos para as pesquisas na área.

Researcher Gerald A. Goldin presents a trajectory in mathematics education dating back to the early 1970s. His works position him as an influential researcher, contributing to investigations in regard to systems of representation and affect related to the teaching and learning of mathematics. Our primary interest in having a dialogue with Goldin was to record his considerations about the Affective Domain, with an emphasis on meta-affect, as well as to gather his views on current and future directions for research in the field.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Felipe Augusto de Mesquita Comelli, PUC-SP

É Doutorando do PEPG da Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; MESTRE em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP; e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos - Unisantos; Membro da PME (International Group for the Psychology of Mathematics Education) e da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática); Professor Adjunto de Ciências - Prefeitura Municipal de Santos; Experiência de mais de 10 anos na coordenação pedagógica e 20 anos como docente na Educação Básica.

Ana Lúcia Manrique, PUC-SP

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP intitulado por &quot;Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO)&quot;. Coordenou subprojeto da área de Ciências Exatas do PIBID-PUC/SP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010, &quot;Desafios para a educação inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da matemática nas séries iniciais da educação básica&quot;. Participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2012, intitulado&quot;Rede Colaborativa de Práticas na formação de professores que ensinam matemática: múltiplos olhares, diálogos e contextos&quot;, projeto em rede com a UFSCar, UFABC e PUC-SP. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais, projeto em parceria entre PUC/SP e UFTM. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Inclusiva.

Referências

DEBELLIS, Valerie A. Interactions Between Affect and Cognition During Mathematical Problem Solving: A Two-year Case Study of Four Elementary School Children. 1996. 962 f. Tese (Doutorado) – Rutgers University, New Brunswick, NJ, 1996.

DEBELLIS, Valerie A.; GOLDIN, Gerald A. The affective domain in mathematical problem solving. In: PEHKONEN, E. (ed.). Proceedings of the 21st annual conference of PME. University of Helsinki Dept. of Teacher Education, 1997. p. 209-216.

DEBELLIS, Valerie A.; GOLDIN, Gerald A. Affect and meta-affect in mathematical problem solving: A representational perspective. Educational Studies in mathematics, v. 63, n. 2, p. 131-147, 2006.

GAGATSIS, Athanasios (ed.). A tribute to the work of Gerald A. Goldin. Mediterranean Journal for Research in Mathematics Education, v. 9, n. 1, 2010.

GOLDIN, Gerald A. Cognitive representational systems for mathematical problem solving. In: JANVIER, C. (ed.). Problems of representation in the teaching and learning of mathematics, p. 125-145, 1987.

GOLDIN, Gerald A. Affective representation and mathematical problem solving. In: Proceedings of the Tenth Annual Meeting on the Psychology of Mathematics Education, North American Chapter of International Group. DeKalb, IL: North Illinois University, 1988. p. 1-7.

GOLDIN, Gerald A. Affective pathways and representation in mathematical problem solving. Mathematical thinking and learning, v. 2, n. 3, p. 209-219, 2000.

GOLDIN, Gerald A. Affect, meta-affect, and mathematical belief structures. In: LEDER, Gilah C.; PEHKONEN, Erkki; TÖRNER, Günter (ed.). Beliefs: A Hidden Variable in Mathematics Education? Dordrecht: Springer Science & Business Media, 2002. p. 59-72.

GOLDIN, Gerald A. Problem solving heuristics, affect, and discrete mathematics. ZDM, v. 36, n. 2, p. 56-60, 2004.

GOLDIN, Gerald A. Problem solving heuristics, affect, and discrete mathematics: A representational discussion. In: SRIRAMAN, B.; ENGLISH, L. (ed.). Theories of Mathematics Education. Berlin, Heidelberg: Springer, 2010. p. 241-250.

GOLDIN, Gerald A. Discrete mathematics and the affective dimension of mathematical learning and engagement. In: HART, E.; SANDEFUR, J. (ed.). Teaching and Learning Discrete Mathematics Worldwide: Curriculum and Research. Cham: Springer, 2018. p. 53-65.

GOLDIN, Gerald A. Exploring a Conative Perspective on Mathematical Engagement. In: HAMBERLIN, S.; SRIRAMAN, B. (ed.). Affect in Mathematical Modeling. Cham: Springer, 2019. p. 111-129.

GOLDIN, Gerald A.; EPSTEIN, Yakov M., SCHORR, Roberta Y.; WARNER, Lisa B. Beliefs and engagement structures: Behind the affective dimension of mathematical learning. ZDM, v. 43, n. 4, p. 547, 2011.

GOLDIN, Gerald; RÖSKEN, Bettina; TÖRNER, Günter. Beliefs – no longer a hidden variable in mathematical teaching and learning processes. In: MAASS, J.; SCHLÖGLMANN, W. (ed.). Beliefs and attitudes in mathematics education: new research results. Rotterdam: Brill Sense, 2009. p. 1-18.

MCLEOD, Douglas B. Beliefs, attitudes, and emotions: New views of affect in mathematics education. In: MCLEOD, D.B.; ADAMS, V. (ed.). Affect and mathematical problem solving. New York, NY: Springer, 1989. p. 245-258.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos