A teoria antropológica do didático: primórdio de uma trajetória direcionado à prática de ensino de matemática <br> The anthropological theory of the didactic: beginning of a trajectory directed to the practice of teaching of mathematics

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i3p1-25

Palavras-chave:

Teoria Antropológica do Didático, conhecimento, praxeologia, avaliação.

Resumo

Este ensaio teórico retrata parte da pesquisa de pós-doutorado sobre fundamentos da didática francesa e da fenomenologia: aproximações e afastamentos entre as propostas de Chevallard e Husserl e seus desdobramentos. O texto tem como objetivo apresentar a Teoria Antropológica do Didático (TAD) em seus aspectos fundamentais, sua finalidade e seu alcance no âmbito do ensino de matemática. A metodologia de compreensão e interpretação dos artigos estudados foi inspirada na hermenêutica filosófica fenomenológica. Uma das principais contribuições desta pesquisa é que na perspectiva aberta pela TAD, poderemos tecer afirmações sobre o fazer matemático e provocar modificações neste fazer que dizem respeito a praxeologia de sala de aula em si e sobre a aprendizagem do aprendiz do caminho matemático por ela traçado. <br>

This theoretical essay portrays part of the postdoctoral research on the foundations of French didactics and phenomenology: approximations and departures between the proposals of Chevallard and Husserl and their unfolding. The aim of the text is to present the Anthropological Theory of Didactics (TAD) in its fundamental aspects, its purpose and its scope in the teaching of mathematics. The methodology of understanding and interpretation of the articles studied was inspired by phenomenological philosophical hermeneutics. One of the main contributions of this research is that in the perspective opened by the TAD, we can make affirmations about the mathematical doing and to cause modifications in this making that relate to the praxeologia of classroom itself and on the apprentice learning of the mathematical path traced by it.

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Biografia do Autor

Verilda Speridião Kluth, Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema

Saddo Ag Almouloud, PUC-SP

Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP

Referências

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

KLUTH, V. S.; ALMOULOUD, S. A. A teoria antropológica do didático: primórdio de uma trajetória direcionado à prática de ensino de matemática &lt;br&gt; The anthropological theory of the didactic: beginning of a trajectory directed to the practice of teaching of mathematics. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 20, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2018v20i3p1-25. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/39978. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)