Licenciatura em matemática: formação para a docência x formação específica.

Autores

  • Ana Lúcia Manrique PUC-SP

Palavras-chave:

formador de professores de Matemática, saberes docentes, Licenciatura em Matemática.

Resumo

Resumo O presente texto discute dados de uma pesquisa realizada em uma amostra de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática do Brasil, fazendo algumas considerações com respeito às disciplinas que compõem a matriz curricular e suas ementas. Nossa análise considerou cinco eixos: Análise da suficiência da formação básica; Foco dos cursos; Homogeneidades e heterogeneidades; Fragilidades e Formação para a Docência versus Formação Específica. Entendemos que os currículos dos cursos de formação de professores devem privilegiar os saberes profissionais, não somente no aspecto teórico, e submetê-los à realidade, a um contexto teórico-prático, a uma atividade, cujas ações e a reflexão dos saberes podem operar simultaneamente. Palavras-chave: formador de professores de Matemática; saberes docentes; Licenciatura em Matemática. Abstract This article discusses data of one research carried through in a sample of pedagogical projects of the Teacher Training Courses in Mathematic of Brazil, making some considerations with respect yours disciplines. Our analysis considered five analysis axles: Analysis of the sufficiency of the basic formation; Focus of the courses; Homogeneities and heterogeneities; Fragilities and Formation for the pedagogic practice versus Specific Formation. We not only understand that the resumes of the courses of formation of professors must privilege to know professionals to them, in the theoretical aspect, and to submit them it the reality, to a theoretician-practical context, to an activity, whose actions and the reflection knowing of them can operate simultaneously. Key Words: teacher developer in Mathematic; know professional; Teacher Training Courses in Mathematic.