A importância da função discursiva de designações de relações algébricas para o desenvolvimento do pensamento algébrico<br>The importance of the discursive function of algebraic relations designations for the development of algebraic thought
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p182-198Palavras-chave:
Álgebra, Registros de Representação discursivos, Ensino Fundamental.Resumo
A investigação contou com um instrumento de coleta de dados subsidiadas pelas ideias de Raymond Duval relacionadas à aprendizagem da álgebra, aplicado a 115 alunos do 7º e 8º anos de escolas do estado do Paraná no Brasil. Foi analisada uma das questões do instrumento relacionada à ideia de que não são as letras que são importantes, mas as operações discursivas de designação dos objetos feitas por meio da língua natural ou formal. Os resultados encontrados revelaram formas de designação e redesignação diretas e verbais em linguagem natural, numérica ou algébrica ou indiretas e descritivas que implicaram na utilização de letras com utilização de léxicos associativos e, dessa forma, a identificação da atribuição de significação à essas letras pelos alunos.
The present research used a data collection instrument subsidized by some of Raymond Duval's ideas related to learning algebra. The instrument was applied to 115 students from the 7th and 8th years in the state of Paraná, in Brazil. One of the questions of the instrument was analyzed in relation to the idea that it is not the letters that are important, but the discursive operations of designating objects, which are made through natural or formal languages. The results revealed specific forms of direct and verbal designation and reassignment in natural, numerical or algebraic language or, indirect and descriptive that implied the use of letters through a process of associative lexicons and, therefore, the assignment of meaning to such letters by students.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).