Mapeamento de pesquisas que investigaram a Função Quadrática em contextos de ensino e/ou aprendizagem da Matemática<br>Mapping of research that investigated the Quadratic Function in contexts of teaching and / or learning of Mathematics.

Autores

Palavras-chave:

Função Quadrática, Smartphone, EJA, GeoGebra

Resumo

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa concluída e tem por objetivo apresentar um mapeamento de pesquisas que investigaram a função quadrática em processos de ensino e de aprendizagem da matemática. Para sua estruturação, optou-se por explorar as pesquisas disponibilizadas no Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando as pesquisas defendidas no período de 2013 a 2019 e o descritor “Função Quadrática”. Inicialmente foram analisadas 129 pesquisas e verificou-se que, destas, 88 versavam sobre função quadrática em contextos de ensino e/ou de aprendizagem de matemática. Tais pesquisas compuseram o corpus de análise do presente artigo, que focalizou aspectos como lócus de produção, contextos investigados, recursos didáticos utilizados e objetivos na relação com os resultados apresentados. Em síntese, os resultados indicam que há predominância da abordagem qualitativa, que a maioria das pesquisas (57) foram realizadas no 1º ano do Ensino Médio, e que o software GeoGebra foi o recurso didático mais utilizado pelas pesquisas.

Palavras-chave: Função quadrática, Tecnologia, Ensino, GeoGebra.

Abstract

This article is an excerpt from a completed research and aims to present a mapping of studies on the quadratic function in mathematics teaching and learning processes. We chose to explore the research found at the Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), considering the works defended from 2013 to 2019 and the descriptor “Quadratic Function”. Initially, we analysed 129 studies and found that 88 were about quadratic function in contexts of mathematics teaching and/or learning. Such works made up the corpus of analysis of this article, which focused on aspects such as locus of production, contexts investigated, didactic resources used, and objectives in relation to the results presented. In summary, the results indicate that the qualitative approach predominates, that most of the works (57) were carried out in the 1st grade of high school, and that the teaching resource the works used most was GeoGebra software.

Keywords: Quadratic function, Technology, Teaching, GeoGebra.

 

Resumen

Este artículo es un recorte de una investigacion completa y tiene como objetivo presentar un mapeo de estudios sobre la función cuadrática en los procesos de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas. Elegimos explorar las investigaciones encontrada en el Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para la Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior (CAPES), considerando los trabajos defendidos desde 2013 hasta 2019 y el descriptor “Función Cuadrática”. Inicialmente, analizamos 129 estudios y encontramos que 88 se referían a la función cuadrática en contextos de enseñanza y/o aprendizaje de las matemáticas. Dichos trabajos conformaron el corpus de análisis de este artículo, que se centró en aspectos como locus de producción, contextos investigados, recursos didácticos utilizados y objetivos en relación con los resultados presentados. En resumen, los resultados indican que predomina el enfoque cualitativo, que la mayoría de los trabajos (57) se realizaron en 1er grado de secundaria, y que el recurso didáctico más utilizado fue el software GeoGebra.

Palabras clave: Función cuadrática, Tecnología, Docencia, GeoGebra.

Biografia do Autor

Alice Bohrer, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Educação Matemática (DEEMA)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com período sanduíche na Universidade de Sevilha/Espanha. Mestre em Educação Matemática pela PUC/SP. Especialista em Estatística Aplicada e Licenciado em Matemática e pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

2021-04-11