Conhecimento didático-matemático de futuros professores participantes do programa residência pedagógica para o ensino de educação financeira
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i4p293-330Palavras-chave:
Conhecimento Didático-Matemático, Educação Financeira, Reflexão sobre a Prática, Consumo e consumismo, Programa residência pedagógicaResumo
O objetivo desta pesquisa consiste em investigar o conhecimento didático-matemático (CDM) de futuros professores participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) para o ensino de educação financeira (EF). Trata-se de uma investigação qualitativa da qual participam quatro futuros professores de matemática ao longo de três encontros de estudos e reflexões sobre EF. Para a organização e análise dos dados coletados durante os encontros utiliza-se o Software ATLAS.ti, sendo os dados organizados nas categorias, a saber: Educação em valores, Currículo, Inovação e Conexões. Diante dos dados e das reflexões empreendidas, é possível destacar a importância da inserção dos futuros professores no contexto da educação básica, pois esse diálogo com o futuro campo de atuação profissional possibilita reflexões diversas, em especial sobre temáticas atuais que contribuem para o desenvolvimento da cidadania, como é o caso da EF. Ainda é possível destacar a importância da reflexão sobre a própria prática que se constitui uma oportunidade para (re)avaliar os conhecimentos necessários para o ensino de EF nos contextos nos quais estão inseridas as instituições educacionais.
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