A formação do professor para o ensino de Matemática na educação infantil e nos anos iniciais: uma análise da produção dos eventos da área
Palabras clave:
pesquisa bibliográfica, formação de professores, educação matemática.Resumen
Resumo Neste texto, apresentamos os dados de uma pesquisa bibliográfica cujo foco se refere à formação dos professores que ensinam Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, analisamos os trabalhos publicados nos anais dos mais importantes eventos da área da Educação e da Educação Matemática realizados no ano de 2006, no Brasil. Primeiramente, levantamos, nos textos em estudo, informações como autoria e título. Posteriormente, destacamos dados como problema da pesquisa, objetivos, metodologia e resultados alcançados. Esses dados foram agrupados e deram origem a quatro categorias. De modo geral, os resultados encontrados revelam uma lacuna nessa área considerando que, dentre os 566 trabalhos selecionados, apenas 19 se referiam à formação dos professores em questão. Palavras-chave: pesquisa bibliográfica; formação de professores; educação matemática. Abstract In this text we present data from a bibliographical research whose focus is the education of Mathematics teachers who work in Preschool and in the early years of Elementary School. We analyzed the papers published in the proceedings of the most important events in the fields of Education and Mathematics Education that were held in 2006 in Brazil. First of all we surveyed in the texts more generic information, such as authorship and title. Later, we analyzed more specific data, such as the research’s problem, goals, methodology and results. Those data were divided into groups and gave rise to four categories. In short, the results reveal a gap in this area, since, of the 566 selected papers, only 19 referred to teachers’ education. Keywords: Bibliographical research; Teachers’ education; Mathematics Education.Descargas
Cómo citar
Vasconcellos, M., & Bittar, M. (2008). A formação do professor para o ensino de Matemática na educação infantil e nos anos iniciais: uma análise da produção dos eventos da área. Educação Matemática Pesquisa, 9(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/902
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).