Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação <br> When I was drawing teacher ... Reflections on training
Palavras-chave:
História da Educação. Disciplina de desenho. Formação de professoresResumo
Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto à formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.
Abstract
Inserted into the research on the problem of trajectory design in Brazil, this article aims to present some analysis and reflections on the training of teachers of drawing in our country in the course of the 20th century. Such analyses and reflections are from research master's degree completed in 2012 at the Federal University of Santa Catarina. At first, we make reference to the role played by the secondary school Improvement campaign (CADES), the training of secondary school teachers and, in particular, to the training of teachers of drawing. As a result, the considerations are woven in Brazil in undergraduate imposed the second half of the 20th century, with the formation of this faculty. Finally, analyzes the specific case of Florianópolis, SC, in relation to this training.
Metrics
Referências
BANDEIRA, J. S. Didática Especial do Desenho. Como ensinar Desenho no Curso Ginasial. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – CADES. Rio de Janeiro: MEC, sd. P.85-142.
BRASIL. Decreto-lei n. 4.244 de 09.04.1942. Das bases de organização do ensino secundário. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 18.04.1942, p. 41-56.
BRASIL. Lei n. 4.024, de 20.12.1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27.12.1961. p. 11429.
BRASIL. Lei n. 5.692, de 11.08.1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12.08.1971. p. 6377.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 338/62 de 17 nov. 1962. Currículo de licenciatura em Desenho.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 1.284/73 e Resolução n. 23 de 23 out. 1973. Conteúdos mínimos e duração do curso de Educação Artística.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 354/69 de 08 de maio de 1969. Curso de licenciatura em Desenho e Plástica.
CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução de: LOURO, G. L. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229.
MACHADO, R. B. (2012). Entre Vida e Morte: Cenas de um Ensino de Desenho. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
NASCIMENTO, R. A. (1994). O Ensino do Desenho na Educação Brasileira: apogeu e decadência de uma disciplina escolar. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil.
PINTO, D. C. (2008). Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem sucedida? In: MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos de, XAVIER, Libânia Nacif. Por uma Politica Nacional de Formação de Professores: o INEP nos anos de 1950-1960. Brasília: MEC/INEP.
ZUIN, E. S. L. (2001). Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).