Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação <br> When I was drawing teacher ... Reflections on training

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado Universidade Federal de SC - UFSC
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de SC - UFSC

Palavras-chave:

História da Educação. Disciplina de desenho. Formação de professores

Resumo

Inserido na problemática de investigação sobre a trajetória da disciplina de desenho no Brasil, este artigo tem por objetivo apresentar algumas análises e reflexões acerca da formação dos professores de desenho em nosso país no decorrer do século XX. Tais análises e reflexões são oriundas de investigação de mestrado concluída em 2012 na Universidade Federal de Santa Catarina. Num primeiro momento, fazemos referência ao papel desempenhado pela Campanha de Aperfeiçoamento do Ensino Secundário (CADES), quanto à formação de professores do ensino secundário brasileiro, em especial, para a formação dos professores de desenho. Na sequência, são tecidas considerações sobre as licenciaturas instituídas no Brasil na segunda metade do século XX, com vistas à formação desse professorado. Por fim, analisa-se o caso específico de Florianópolis, SC, em relação a tal formação.

 

Abstract

 

 

Inserted into the research on the problem of trajectory design in Brazil, this article aims to present some analysis and reflections on the training of teachers of drawing in our country in the course of the 20th century. Such analyses and reflections are from research master's degree completed in 2012 at the Federal University of Santa Catarina. At first, we make reference to the role played by the secondary school Improvement campaign (CADES), the training of secondary school teachers and, in particular, to the training of teachers of drawing. As a result, the considerations are woven in Brazil in undergraduate imposed the second half of the 20th century, with the formation of this faculty. Finally, analyzes the specific case of Florianópolis, SC, in relation to this training.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de SC - UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de SC (UFSC). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de SC - UFSC

Doutora em Educação - Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos da América. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. Pesquisadora do CNPq. Líder do grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM.

Referências

BANDEIRA, J. S. Didática Especial do Desenho. Como ensinar Desenho no Curso Ginasial. Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário – CADES. Rio de Janeiro: MEC, sd. P.85-142.

BRASIL. Decreto-lei n. 4.244 de 09.04.1942. Das bases de organização do ensino secundário. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 18.04.1942, p. 41-56.

BRASIL. Lei n. 4.024, de 20.12.1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 27.12.1961. p. 11429.

BRASIL. Lei n. 5.692, de 11.08.1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e dá outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12.08.1971. p. 6377.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 338/62 de 17 nov. 1962. Currículo de licenciatura em Desenho.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 1.284/73 e Resolução n. 23 de 23 out. 1973. Conteúdos mínimos e duração do curso de Educação Artística.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 354/69 de 08 de maio de 1969. Curso de licenciatura em Desenho e Plástica.

CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Tradução de: LOURO, G. L. Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229.

MACHADO, R. B. (2012). Entre Vida e Morte: Cenas de um Ensino de Desenho. 254f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.

NASCIMENTO, R. A. (1994). O Ensino do Desenho na Educação Brasileira: apogeu e decadência de uma disciplina escolar. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil.

PINTO, D. C. (2008). Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário: uma trajetória bem sucedida? In: MENDONÇA, Ana Waleska Pollo Campos de, XAVIER, Libânia Nacif. Por uma Politica Nacional de Formação de Professores: o INEP nos anos de 1950-1960. Brasília: MEC/INEP.

ZUIN, E. S. L. (2001). Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

MACHADO, R. B.; FLORES, C. R. Quando fui professor de desenho... Reflexões sobre uma formação &lt;br&gt; When I was drawing teacher ... Reflections on training. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 2, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/14529. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos