Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas

Autores

  • Cláudia Regina Flores UFSC
  • Débora Regina Wagner UFSC
  • Ivone Catarina Freitas Buratto UNIPLAC

Palavras-chave:

visualização matemática, pesquisa em educação matemática, visualidade.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre como pesquisadores conceituam, ou dão significado ao termo visualização na pesquisa em educação matemática. Busca-se mapear e classificar tendências na pesquisa brasileira sobre visualização na educação matemática, tomando os trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Por fim, destaca-se que uma nova tendência teórica vem sendo problematizada tanto para descontruir os princípios fundantes sobre os quais se construíram a noção de visão e percepção, quanto para fomentar novos aportes teóricos para a pesquisa sobre visualização matemática.

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Biografia do Autor

Cláudia Regina Flores, UFSC

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino – CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/PPGECT/CFM/CCB/CTC/CED–UFSC. Pesquisador Produtividade nivel 2 CNPq.

Débora Regina Wagner, UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC.

Ivone Catarina Freitas Buratto, UNIPLAC

Mestre em Educação Cientírica e Tecnológica. Professora do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/CFM/CBB/CED–UFSC

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Publicado

2012-04-30

Como Citar

FLORES, C. R.; WAGNER, D. R.; BURATTO, I. C. F. Pesquisa em visualização na educação matemática: conceitos, tendências e perspectivas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8008. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos