Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito<br>Mathematics for teaching of the proportionality concept from a concept study
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v20i1p269-293Palavras-chave:
matemática para o ensino, Estudo do conceito, ProporcionalidadeResumo
Neste artigo, apresentamos a construção de um modelo de matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um grupo com professores da educação básica. Inspirados em Brent Davis, recorremos ao Estudo do Conceito como dispositivo investigativo para identificação de diferentes formas dos professores comunicarem o conceito de proporcionalidade. A apropriação que fizemos desse dispositivo entrelaçado às definições teóricas dos trabalhos desenvolvidos pela pesquisadora Anna Sfard, se constituiu em estratégia para a produção e a análise do modelo. Os resultados da pesquisa, de natureza qualitativa, mostraram uma diversidade de realizações do conceito de proporcionalidade, as quais foram agrupadas em três cenários: como razão, como igualdade entre razões e como função.
In this article, we present the construction of a mathematical model for teaching of the proportionality concept from a group with basic education teachers. Inspired by Brent Davis, we use the concept of study as an investigative device to identify different ways teachers communicate the proportionality concept. The appropriation we made this interlaced device to theoretical definitions of the work developed by researcher Anna Sfard, constituted in a strategy for the production and analysis of the model. The results of the research, qualitative, showed diversity in the realizations of the proportionality concept, which were grouped into three landscapes: as a reason, such as equality between reasons and as a function.
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