O Estado do Conhecimento sobre as pesquisas brasileiras que focalizam as relações estabelecidas entre professores da Educação básica com os materiais curriculares de Matemática<br>The State of Knowledge on the Brazilian researches that focus on the relationships established between teachers of Basic Education and the curricular materials of Mathematics
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p461-476Palavras-chave:
Currículo de Matemática, Relação professor-material curricular de matemática, Estado do Conhecimento,Resumo
O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento e análise de pesquisas acadêmicas que têm como foco de estudo as relações estabelecidas entre professores da Educação básica com os materiais curriculares de Matemática. Assim, nos propusemos a buscar as produções acadêmicas e publicações inerentes a essa temática. Para tanto, realizamos um mapeamento, do tipo Estado do Conhecimento, tendo como fonte de coletas de dados o banco de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Para garantir a organização e rigor da análise, inspiramo-nos no método análise de conteúdo, fundamentada em Bardin (2016). Os resultados revelaram que, o maior número de pesquisas sobre a temática concentra-se no Programa de estudos Pós-graduados em Educação Matemática, da Universidade Católica de São Paulo.
This article aims to present a mapping and analysis of academic research that focuses on the relationships established between teachers of basic education and curriculum materials of mathematics. Thus, we set out to seek the academic productions and publications inherent to this theme. To do so, we performed a mapping, of the Knowledge State type, having as a source of data collections the thesis bank and dissertations of CAPES (Coordination of Improvement of Higher Level Personnel). To ensure the organization and rigor of the analysis, we are inspired by the content analysis method, based on Bardin (2016). The results revealed that the greatest number of researches on this subject is concentrated in the Program of post-graduate studies in Mathematics Education, Catholic University of São Paulo.
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