Práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares: o caso das frações<br>Mathematical practices inscribed in school notebooks: the case of fractions

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p751-778

Palabras clave:

Práticas matemáticas, cadernos escolares, frações, História da educação matemática.

Resumen

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e analisar práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares de uma escola mista estadual do município de Antônio Carlos (SC), nas décadas de 1930 e 1940, com enfoque dado para as frações. São utilizadas as teorizações de Michel Foucault para nortear os preceitos teórico-metodológicos. Os resultados da pesquisa indicam práticas matemáticas desenvolvidas nessa escola obedecendo aos programas oficiais catarinenses da época, com soluções rápidas e sucintas e voltadas às tarefas de seu cotidiano. Também se observam que elas estão inseridas num contexto histórico, compreendido entre a Reforma Francisco Campos, de 1931, e o início do Movimento da Matemática Moderna, nos anos de 1960, no qual a fração recebe uma nova abordagem, distanciando-se da relação entre número e medida e aproximando-se da noção de parte-todo.

Palavras-chave: Práticas matemáticas, Cadernos escolares, Frações, História da educação matemática.

Abstract

This article aims to identify and analyze mathematical practices registered in school notebooks of a mixed state school in the city of Antônio Carlos (SC), in the 1930s and 1940s, focused on fractions. Michel Foucault's theorizations are used to guide theoretical and methodological precepts. The results of the research show mathematical practices developed in these schools obeying the Santa Catarina official programs of the time, with quick and succinct solutions and focused on their daily tasks. It is also observed that they are inserted in a historical context, between the Francisco Campos Reform, of 1931, and the beginning of the Modern Mathematics Movement, in the 1960s, in which the fraction receives a new approach, moving away from the relationship between number and measure and approaching the notion of part-whole.

Keywords: Mathematical practices, School notebooks, Fractions, History of mathematics education.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo identificar y analizar las prácticas matemáticas registradas en los cuadernos escolares de una escuela estatal mixta en la ciudad de Antônio Carlos (SC), en la década de 1930 y 1940, con un enfoque en las fracciones. Las teorizaciones de Michel Foucault se utilizan para guiar los preceptos teóricos y metodológicos. Los resultados de la investigación muestran prácticas matemáticas desarrolladas en estas escuelas que obedecen los programas oficiales de Santa Catarina de la época, con soluciones rápidas y sucintas y centradas en sus tareas diarias. También se observa que se insertan en un contexto histórico, entre la Reforma Francisco Campos, de 1931, y el comienzo del Movimiento de Matemáticas Modernas, en la década de 1960, en el que la fracción recibe un nuevo enfoque, alejándose de la relación entre numerar y medir y acercándose a la noción de parte-todo.

Palabras clave: Prácticas matemáticas, Cuadernos escolares, Fracciones, Historia de la educación matemática

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Francine Fragoso de Miranda Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

icenciada em Pedagogia pela UFSC (2016). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNIASSELVI (2019). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2020). Especialização em Psicopedagogia em andamento pela UNIASSELVI.

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun, França, durante o ano de 2002, Pós-Doutorado na North Carolina State University - EUA, 2010-2011, e Pós-Doutorado na Catholic University of Leuven, Bélgica, 2016-2017. Foi membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2013-2016). É Professora Associado do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Educação Matemática na Revista Alexandria do PPGECT-UFSC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica- UFSC (Gestão 2018-2020). Líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: visualidade, arte e história e suas conexões com a formação de professores e o ensino de matemática.

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC (2007), Pós-Graduação em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios, pela UNISUL (2009), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2012) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2017). É professora da UFSC, no Departamento de Metodologia de Ensino (CED/MEN), atuando no curso de Licenciatura em Matemática; também no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alteridade e Educação Matemática (GEPAM); e vice-líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM). É editora adjunta da Revista Eletrônica de Educação Matemática (REVEMAT).

Citas

Albuquerque Júnior, D. M. (2007). História: arte de inventar o passado. Ensaios da teoria da história. Bauru: Edusc.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF.

Büchler, O. (1915). Praktische Rechenchule in vier Seiten für Deutsche Schulen in Brasilien. 2. Heft. São Leopoldo, Porto Alegre, Cruz Alta e Ijuhy: Editores Rotermund & Co.

Decreto nº 714, de 3 de março de 1939. (1939). Expede regulamento para os Grupos Escolares. Florianópolis, SC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/117122.

Deleuze, G. (1990). Que é um dispositivo?. In Balbier, E. et al, Michel

Foucault, filósofo. (pp. 155-163). Barcelona: Gedisa.

Escobar, J. (1927). Para entender as fracções. Revista Educação, 1(2), 183-194.

Foucault, M. (2008). A Arqueologia do Saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (2018). Microfísica do Poder. Organização Manoel Barros da Motta. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, M. L. M. (2006). Os números racionais em três momento da história da matemática escolar brasileira. Bolema. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1878

Lopes, A. J. (2008). O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre frações, quando tentamos lhes ensinar frações. Bolema, 21(31), 1-22.

Machado, R. B. M. (2016). Cartografia, Saber, Poder: Da emergência do desenho como disciplina escolar. (Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Santos, A. V. dos (2018). Cadernos como artefatos etno-históricos. Revista Brasileira de História da Educação, 18(28), 1-24.

Santos, P. S. dos; Flores, C. R. & Arruda, J. P. de. (2013). Fotografias: o visível e o invisível de uma história do ensino de matemática. Rematec, 8(13), 7-23. https://gecem.ufsc.br/artigos-resumos/

Santos, P. S. dos; Kuhn, T. T. & Flores, C. R. (2017). Dos enunciados acerca da Matemática e do desenho nos Grupos Escolares catarinenses. Atos de Pesquisa em Educação, 12(2), 363-388. https://gecem.ufsc.br/artigos-resumos/

Santos, P. S. dos. (2014). A escolarização da matemática no Grupo Escolar Lauro Müller (1950-1970). (Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Santos, V. M. dos. (2002). Caderno Escolar: um dispositivo feito peça por peça para a produção de saberes e subjetividades. In Anais do 2º Congresso Brasileiro de História da Educação (pp. 1-10). Natal, RN: SBHE. http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/7111.pdf

Seyferth, G. (2003). A conflituosa história da formação da etnicidade teuto-brasileira. In: Fiori, N. A. et al (Org.). Etnia e educação: a escola “alemã” do Brasil e estudos congêneres. Florianópolis: Ed. da UFSC; Tubarão: Editora UNISUL, pp. 22-61.

Veiga-Neto, A. (2017). Foucault & a Educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

Vianna, C. R. (2008). A hora da fração: pequena sociologia dos vampiros na Educação Matemática. Bolema, 21(31), 161-181.

Publicado

2020-08-27

Cómo citar

SILVA, F. F. de M.; FLORES, C. R.; MACHADO, R. B. Práticas matemáticas inscritas em cadernos escolares: o caso das frações&lt;br&gt;Mathematical practices inscribed in school notebooks: the case of fractions. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 751–788, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p751-778. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48851. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos