v. 24 n. 2 (2022): Número especial: Filosofia da Educação Matemática

A Filosofia da Educação Matemática tem seus estudos desenvolvidos em diferentes perspectivas filosóficas e científico-teóricas. Seu modo de proceder é analítico-reflexivo, realizando sempre um movimento que toma como foco as atividades passíveis de serem realizadas no âmbito da Educação Matemática e enfatizando aspectos de ordem ontológica, epistemológica, ética e estética que estão presentes nas produções dessa área. Seu alvo é destacar a contribuição da Filosofia à metodologia da pesquisa e aos fundamentos teóricos desse campo de estudo. Como Paul Ernest e Maria Bicudo defendem, a tarefa da Filosofia da Educação Matemática é analisar, questionar, esmiuçar a narrativa e criticar as afirmações da prática, da política e da pesquisa em Educação Matemática.

Publicado: 2022-08-31

Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022

  • Educação Matemática no contexto de alguns debates clássicos em Filosofia e Matemática

    Michael Otte, Mircea Radu
    041-062
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p041-062
  • Epistemologia na pesquisa em educação matemática

    Maria Aparecida Viggiani Bicudo
    063-082
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p063-082
  • Contribuições do Modelo dos Campos Semânticos para a formação inicial de pedagogas e pedagogos

    João Pedro Antunes de Paulo, Rejane Siqueira Julio
    083-107
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p083-107
  • Relações entre matemática e filosofia na emergência da matemática pura: a matemática como fundamento da pensabilidade

    Vinicius Linder, Gert Schubring
    108-146
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p108-146
  • Uma Filosofia da Educação Matemática numa perspectiva wittgensteiniana

    Paulo Vilhena da Silva, Valdomiro Pinheiro Teixeira Júnior, Daniana de Costa, Alyne Maria Rosa de Araújo Dias
    147-179
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p147-179
  • Quase a mesma coisa: pensando uma topologia da tradução e/em pesquisas em Educação Matemática à luz de Wittgenstein

    Rafael Montoito, Andreia Dalcin
    180-218
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p180-218
  • Labirintos da linguagem: jogos de linguagem como meio de ação em atividades de modelagem matemática

    Lourdes Maria Werle Almeida, Emerson Tortola
    219-243
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p219-243
  • “Eu não vi isso na aula!”: dar-se conta de si na discussão do estudo de aula

    Carolina Cordeiro Batista, Rosa Monteiro Paulo
    244-266
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p244-266
  • Conhecimento Pré-predicativo: Compreensões quanto à Ideia de Ângulo

    Marli Regina dos Santos
    267-288
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p267-288
  • O problema filosófico da teoria da representação e desdobramentos para a Modelagem Matemática na Educação Matemática

    Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi, Gabriele de Sousa Lins Mutti
    289-324
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p289-324
  • O Pensamento Algébrico na Base Nacional Comum Curricular: reflexões e alternativas

    Juliano Bortolete, Manoel Francisco Guaranha, Vanessa de Oliveira
    325-352
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p325-352
  • Conceitos filosóficos de insubordinação criativa na pesquisa de etnomodelagem

    Milton Rosa, Daniel Clark Orey
    353-383
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p353-383
  • Habitamos arcas voadoras ligadas com a Terra-arca?

    Tânia Baier
    384-403
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p384-403
  • Experiências Estéticas na Formação de Professores de Ciências e Matemática: Influências da Hermenêutica Gadameriana

    Ana Paula Carvalho do Carmo, Robson Simplicio de Sousa, Maria do Carmo Galiazzi
    404-432
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p404-432
  • Transposição didática no ensino da geometria em Espanha durante a década de 1960

    Julián Roa González, Mercedes Hidalgo-Herrero
    433-464
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p433-464
  • Articulações entre Etnomatemática & História da Matemática: condições de possibilidade a partir de ações pedagógicas

    Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara
    465-496
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p465-496
  • Relações com a matemática: entendimentos de pesquisadores do campo da Educação Matemática

    Cristhian Lovis, Rita de Cássia Pistóia Mariani
    497-534
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p497-534
  • O pesquisar-com a Fenomenologia em Filosofia da Educação Matemática

    Paulo Wichnoski
    535-557
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p535-557
  • Pesquisa em Educação Matemática: um olhar histórico-filosófico para a formação de professores

    Saul Rodrigo da Costa Barreto, José Messildo Viana Nunes, Saddo Ag Almouloud
    558-599
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p558-5990
  • Filosofias da Diferença e Educação Matemática: Conversas Possíveis e Inventadas

    Gilberto Silva dos Santos, Virgínia Crivellaro Sanchotene, Samuel Edmundo Lopez Bello
    600-617
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p600-617
  • Do sentido de beleza em Matemática e do que se mostrou belo para nós na demonstração dos teoremas da incompletude de Gödel

    Rosemeire de Fatima Batistela
    618-646
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p618-646
  • Programa Teoria da Educação Matemática (TEM) de Hans-Georg Steiner: aspectos filosóficos e epistemológicos

    Marluce Alves dos Santos, Saddo Ag Almouloud
    647-681
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p647-681
  • A construção do conhecimento matemático vetorial à luz do desenvolvimento do espírito científico e dos obstáculos epistemológicos de Bachelard

    Rita de Cássia Florêncio Rocha Kasahara, Ivanilde Apoluceno de Oliveira, Pedro Franco de Sá
    682-727
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p682-727
  • Um trabalho com tecnologias digitais em cursos de formação de professores de Matemática: possibilidades para o pensar

    Elisangela Pavanelo
    728-756
    DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i2p728-756