Investigação Matemática: possíveis articulações com a História da Matemática, TIC e Resolução de Problemas<br>Mathematical Research: possible joints with History of Mathematics, ICT and Troubleshooting
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p539-565Palavras-chave:
Tendências em Educação Matemática, Pesquisa Qualitativa, Fenomenologia.Resumo
O texto apresentado é um recorte de uma pesquisa de mestrado e explicita a articulação revelada entre a Investigação Matemática e a História da Matemática, as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s e a Resolução de Problemas, em registros textuais de professores. A metodologia de pesquisa é qualitativa pautada nos pressupostos do método fenomenológico-hermenêutico. A articulação mostrou-se teoricamente possível, todavia qualquer tentativa de inter-relacioná-las requer clareza das particularidades, das regiões de inquérito, da epistemologia e dos objetivos de ensino de cada uma das Tendências, caso contrário esse caráter interlocutor pode configurar uma anomalia que afeta o núcleo firme da Investigação Matemática no tocante ao princípio da natureza das suas tarefas, além de gerar conflitos epistemológicos e de aprendizagem.
The text presented is a cut from a master's research and it explains a hermeneutic understanding, in a Heideggerian sense, about the articulation revealed between Mathematical Investigation and History of Mathematics, Information and Communication Technologies - ICT and Troubleshooting, in in textual records of teachers in formation. The methodology of research is qualitative based on the presuppositions of the phenomenological-hermeneutical method. The data presented reveal that the joint was theoretically possible, but any attempt to interrelate them requires clarity of the particularities, the regions of inquiry, the epistemology and the teaching objectives of each of the Trends, otherwise, this interlocutor character may configure an anomaly that affects the firm core of Mathematical Investigation in relation to the principle of the nature of its tasks, besides generating epistemological and learning conflicts.
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