Tensões e desafios enfrentados por quatro professores de matemática no exercício da profissão docente.

Paulo Roberto Francisco, Adair Mendes Nacarato

Resumo


Resumo
O presente artigo discute e analisa o processo de constituição e profissionalização docente de quatro professores de matemática (três do sexo feminino e um do sexo masculino) das cidades de Itatiba/SP e Jundiaí/SP, com diferentes tempos de magistério, os quais, em depoimentos durante as entrevistas, evidenciam que nem todos tiveram a escolha consciente da profissão e três deles constituíram-se professores ao longo da carreira; ficou evidente, também, que os primeiros anos de docência foram fundamentais para a permanência ou não na profissão. Apesar de identificarem mudanças nas condições de trabalho, esses professores não têm consciência da ―profissionalidade‖ docente nem do processo de precarização do seu trabalho, o que resulta na desprofissionalização.
Palavras-chave: profissionalização docente; professor de matemática; trabalho docente.

Abstract
This paper discusses and analyzes the process of constitution and teaching professionalization of four mathematics teachers (three females and one male), of the cities of Itatiba/SP and Jundiaí/SP, with different times of teaching, which were interviewed. The depositions of the teachers evidence that some didn’t make a conscientious career choice, and three of them were ―transformed‖ as teachers throughout their practice; it was also evident that the first years of teaching were fundamental for the permanence, or not, in the profession. Even though they identify such changes, these teachers are not aware of their teaching ―professionality‖ or the wearing of their teaching, which results in disqualification.
Key words: teaching professionalization; mathematics teacher, teaching profession

Palavras-chave


profissionalização docente; professor de matemática; trabalho docente.

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