Espaços alternativos de formação: quando graduandos em matemática e professores em exercício compartilham experiências sobre ensino de trigonometria.

Autores

  • Adair Mendes Nacarato PUC-SP
  • Renato Tim dos Santos

Palavras-chave:

ensino, formação de professores, trigonometria.

Resumo

O presente artigo discute a dinâmica de uma atividade extracurricular na formação envolvendo 14 participantes (professores de Matemática em exercício e alunos da licenciatura em Matemática). Ele tem o objetivo de responder à questão: Que saberes são produzidos por futuros professores e professores já atuantes quando inseridos numa prática de formação que privilegia discussões sobre o ensino de trigonometria? Foram analisadas as seguintes categorias: concepções iniciais dos alunos-professores; o papel do registro; visualização e manipulação; a prática pedagógica como ponto de referência para a aquisição de saberes específicos; e a influência da oficina na concepção do professor sobre o ensino de trigonometria. Esse espaço de formação, pela sua dinâmica, possibilitou o compartilhar de experiências e saberes sobre Matemática e, em especial, trigonometria e seu ensino. O uso de recursos didáticos foi fundamental para a compreensão dos conceitos e alguns docentes passaram a adotar a prática do registro em suas aulas. Abstract This article discusses the development of an extracurricular formation activity involving 14 participants (mathematics teachers and mathematics licenciateship students). It has the purpose of answering this question: which kinds of knowledge do acting teachers and future teachers produce when they are inserted in formation activities that favor discussions on trigonometry teaching? The following categories were analyzed: students and teachers’ previous conceptions, the function of noting, visualization and manipulation, pedagogical practice as a point of reference for the acquisition of particular knowledge and the influence of workshops on teachers’ conceptions about trigonometry teaching. Due to its dynamics, such formation type allowed the sharing of knowledge and experience about mathematics and trigonometry teaching. The use of didactic resources was vital for understanding some concepts, and some teachers started using the noting practice in their classes. Key-words: Teaching; Teacher Formation; Trigonometry.

Metrics

PDF views
536
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202650
|

Downloads

Publicado

2011-01-02

Como Citar

NACARATO, A. M.; SANTOS, R. T. dos. Espaços alternativos de formação: quando graduandos em matemática e professores em exercício compartilham experiências sobre ensino de trigonometria. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4687. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos