Um ambiente de aprendizagem baseado na resolução de problemas: a possibilidade de circulação de significações sobre probabilidade por meio da linguagem<br>A learning environment based on solving problems: the possible flow of meanings about probability

Autores

  • Lia Marocci Universidade São Francisco
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Probabilidade, Perspectiva histórico-cultural

Resumo

Resumo

Este artigo representa o recorte de uma pesquisa de mestrado que estudou o movimento de significações relativas a probabilidades em uma sala de aula do Ensino Médio, imersa num ambiente de resolução de problemas. Nesse contexto, discutimos condições para a organização de um ambiente de aprendizagem, apontando algumas questões teóricas, articulando a perspectiva histórico-cultural com as discussões sobre linguagem, resolução de problemas e ensino de probabilidade. Em seguida apresentamos o contexto de desenvolvimento da pesquisa, que se constituiu numa parceria extremamente colaborativa entre pesquisadora e professora. Por fim, apresentamos um episódio relativo à linguagem probabilística.

 

Abstract

This work represents the outline of a research that has studied the meanings movement about probability in a classroom of high school immersed in a problem solving environment. In this context, we discuss conditions for the organization of a learning environment, pointing out some theoretical issues, articulating the historical-cultural perspective to the discussions about language, problem solving and teaching probability. Then, we present the context of research development, which has become a highly collaborative partnership between researcher and teacher. Finally, we present an episode that took place in math class on the probabilistic language.

 


Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lia Marocci, Universidade São Francisco

Professora da rede pública estadual de São Paulo. Licenciada em Matemática pela Universidade São Francisco. Mestre em Educação pela Universidade São Francsico.

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457143D5

Referências

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

AZCARÁTE, P. G. ¿Por quê no nos gusta enseñar estadística y probabilidad? In: FLORES, P. y LUPIÁÑEZ, J. (Ed.). Investigación en el aula de matemáticas.Estadística y Azar. Granada: SAEM Thales. 2006. Disponível em: http://thales.cica.es/granada/?q=node/4/Conferencias/Azcarate. Acesso em: 2 jul. 2011.

BATANERO, C.http://www.ugr.es/~batanero/ARTICULOS/ConferenciaThales2006.pdfIn: FLORES, P. y LUPIÁÑEZ, J. (Ed.). Investigación en el aula de matemáticas. Estadística y Azar. Granada: Sociedad de Educación Matemática. 2006. Disponívelem: .Acesso em: 01 jul. 2011.

BATANERO, Carmen. Didáctica de la estadística. Grupo de Investigación en Educación Estadística. Departamento de Didáctica de la Matemática, 2001.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica:a questão da democracia. 2.ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 127-148.(Coleção Perspectivas em Educação Matemática).

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia:saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLAN, J.Processos de avaliação na resolução de problemas em estocástica.2011. 259 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

GÓES, M.C. R. de; CRUZ, Maria Nazaré da. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vygotski. Pro-Posições– Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, v. 17, n. 2(50), p. 31-46, maio/ago. 2006.

GOOS, M. Learning Mathematics in a classroom community of inquiry.Journal for Research in Mathematics Education – NCTM, USA, v. 35, Issue 4, p. 258-291, July 2004.

HIEBERT, J.et al.Making sense:Teaching and learning mathematics with understanding. Portsmouth: Heinemann, 1997.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento.Brasília: Liber Livro, 2008. (Série Pesquisa, v. 17).

LOPES, C. E.; CARVALHO, C.Literacia Estatística na educação básica. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.) Escritas e leituras na educação matemática.Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 77-92.

LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S. Leitura e escrita em Educação Estatística. In: LOPES, C. E.; NACARATO, A. M. Educação matemática, leitura e escrita:armadilhas, utopias e realidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 61-78.

MAROCCI, L. M. O Movimento das significações probabilísticas proporcionado pela resolução de problemas e pela prática colaborativa numa turma de 1º ano do Ensino Médio.2011, 233 p. Dissertação(Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba/SP.

OLIVEIRA, M. K.de. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.(Série Pensamento e Ação no Magistério).

ONUCHIC, L. de L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através de resolução de problemas. In: BICUDO, M.Ap.V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática:concepções e perspectivas. São Paulo: Editora da Unesp, 1999. p. 199-218.

PINO, A. O conceito de mediação semiótica em Vygotsky e seu papel na explicação do psiquismo humano. Cadernos CEDES, Campinas, SP: Papirus, n. 24, p. 32-43, 1991.

SANTOS, V. de M. Linguagens e comunicação na aula de Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.) Escritas e leituras na educação matemática.Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 117-125.

SHAUGHNESSY, J. M.. Research in probability and statistics: reflections and directions. In: GROUWS, D. A. (Ed.).Handbook of research on mathematics teaching and learning.USA: NCTM, 1992. p. 465-494.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

VIGOTSKI, L. S.A construção do pensamento e da linguagem.Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_____. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores: Michael Cole et al. Tradução: José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

VILA, A.; CALLEJO M. L. Matemática para aprender a pensar:o papel das crenças na resolução de problemas. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

2013-05-02

Edição

Seção

Artigos