O GT19 - Educação Matemática no contexto da ANPEd
percurso e constituição
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i4p024-046Palavras-chave:
Educação matemática, GT 19, ANPEd, EducaçãoResumo
Neste ano em que o grupo de trabalho de Educação Matemática (GT19) da ANPEd completa 25 anos apresenta-se uma excelente oportunidade para lançar um olhar retrospectivo e fazer um exercício de análise sobre dois pontos de interesse para a comunidade de educadores matemáticos brasileiros, por serem aspectos que, ao mesmo tempo que parecem provocar certo estranhamento, são, eles mesmos, reveladores do que são e do modo como se conformam áreas de conhecimento conexas no seu processo de construção. São eles: 1) as circunstâncias que levaram à criação do grupo em 1997 no interior da ANPEd, visto como uma espécie de enclave entre territórios com fronteiras aparentemente bem demarcadas; e 2) os principais elementos que, no percurso de existência e ações empreendidas pelo GT, conferem à Educação Matemática (EM) estatuto epistemológico de um campo de práticas e de investigação. Reconhecendo o caráter até certo ponto pedagógico e educativo que o processo da criação e do desenvolvimento desse grupo encerra, este texto objetiva explicitar, analisar e compreender o lugar da EM e a sua relação com a área de Educação, buscando identificar convergências – bem como tensões e disputas que fazem parte da sua história. Tomam-se como fonte de dados os diferentes textos e dossiês produzidos pelo GT a partir das reuniões anuais da ANPEd, desde 2004. Atualmente, a articulação entre as áreas de EM e Educação tem sido uma contingência inescapável, dadas as suas características e fins convergentes, colocando o GT19 em diálogo com os demais GT da ANPEd.
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