(RE)SIGNIFICANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA DA EJA
Palavras-chave:
EJA, resolução de problemas, educação matemática críticaResumo
O presente artigo refere-se a uma pesquisa realizada em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e teve como foco a resolução de problemas. Centra-se na análise da produção e da mobilização de saberes matemáticos pelo aluno da EJA, num ambiente de aprendizagem marcado pelo diálogo e pela aprendizagem cooperativa entre os alunos e entre estes e o professor. As atividades propostas possibilitaram a (re)significação da concepção de resolução de problemas, aproximando-a de uma perspectiva crítica. Nesse movimento de diálogo houve a produção e a mobilização de saberes sobre a matemática e a reflexão de questões mais amplas dela decorrentes. Essa metodologia revelou-se potencializadora de uma nova cultura de aula de matemática e de (re)significação da matemática escolar. Abstract This paper is about a research carried out in a young and adults education classroom, focusing on problem solving related to mathematics knowledge production and mobilization by students in a learning environment which is characterized by dialogical and collaborative learning among students and between students and their teacher. This environment allowed the (re)conceptualization of problems solving conception, making it closer to a critical perspective. In this dialogical setting there was the production and mobilization of mathematics knowledge as well as the reflection on broader issues related to this. Such methodology proved to be a potential driver for a new culture in mathematics lessons and for the (re)conceptualization of school mathematics. Key words: EJA; problem solving; critical mathematics education.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2011-04-04
Como Citar
SILVA, J. E. N.; NACARATO, A. M. (RE)SIGNIFICANDO A MATEMÁTICA ESCOLAR POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA DA EJA. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5321. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).