Educação Matemática nas escolas dos povos da floresta: formação de professores dos anos iniciais.
Palabras clave:
Programa de formação de professores. Anos iniciais. Educação MatemáticaResumen
Neste artigo temos como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e desenvolvimento de um Programa de Formação de Professores em Educação Matemática – PROFEMAT -, a partir de dados coletados ao longo da primeira experiência de implementação do Programa, no Estado do Acre. Inicialmente discutiremos as motivações e os pressupostos norteadores do Programa em relação à formação de professores dos cinco anos iniciais do Ensino Fundamental e à Educação Matemática das crianças. Na sequência, descrevemos o processo de construção do PROFEMAT. E finalmente, apresentamos resultados de entrevistas realizadas com os formadores da primeira fase do Programa no estado do Acre. em que participaram 99 escolas de 18 municípios, com 1119 professores e seus 29770 alunosMétricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-08-02
Cómo citar
PIRES, C. M. C.; DUTOIT, R. Educação Matemática nas escolas dos povos da floresta: formação de professores dos anos iniciais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 243–251, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6068. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).