, Universidade Federal da Bahia
-
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 26 n. 1 (2024): Volume de fluxo regular - Artigos
Experiências de professores que ensinam matemática que levam ao desafio do paradigma do exercício
Resumo pdf pdf (English) -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 19 n. 1 (2017) - Artigos
Uma análise sociológica bernsteniana sobre os usos de materiais curriculares educativos
A bernstenian sociological analysis on the uses of curricular educational materials
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 19 n. 2 (2017) - Artigos
Um modelo teórico de Matemática para o Ensino do Conceito de Função a partir de realizações em livros didáticos
A theoretical model of Mathematics for Teaching of the concept of function from realizations in textbooks
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 20 n. 3 (2018): Teoria Antropológica do Didático - Finalizada - Número Temático - TAD - Volume 20 -3 (2018)
O trabalho com funções à luz da incompletude do trabalho institucional: uma análise teórica
The work with mathematical functions from the standpoint of the incompleteness of the institutional work: a theoretical analysis
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 21 n. 5 (2019) - Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.
Treinamento para o ensino e viabilidade ecológica para as praxeologias matemática e didáticas
Training for teaching and ecological viability for mathematical and didactic practices
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 22 n. 4 (2020) - Finalizada - Volume 22 - 4 - Advances of the anthropological theory of the didactic
Panorama des usages de la Théorie Anthropologique du Didactique dans la recherche doctorale brésilienne
Panorama of the uses of the Anthropological Theory of Didactics in Brazilian doctoral research
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 24 n. 2 (2022): Número especial: Filosofia da Educação Matemática - Finalizada - Número especial: Filosofia da Educação Matemática –2022
Programa Teoria da Educação Matemática (TEM) de Hans-Georg Steiner: aspectos filosóficos e epistemológicos
Resumo pdf -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 16 n. 3 (2014) - Artigos
Motivações e competências interculturais para a mobilidade acadêmica França-Brasil: o caso de estudantes da Universidade Lumière Lyon 2Motivations and intercultural skills for France-Brazil academic mobility: the case of students from the University
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 18 n. 2 (2016) - Artigos
Tipos de conflitos entre/nos textos de professores de matemática e acadêmicos em um trabalho colaborativo
Types of conflict between/ us math teacher and academic texts in a collaborative work
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 18 n. 2 (2016) - Artigos
Uma matemática para o ensino de combinação simples a partir de um estudo do conceito com professores
A Mathematics for simple combination teaching from a study of the concepts with teachers
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 20 n. 1 (2018) - Artigos
Matemática para o ensino do conceito de proporcionalidade a partir de um estudo do conceito
Mathematics for teaching of the proportionality concept from a concept study
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 19 n. 3 (2017) - Finalizada - Currículo e Educação Matemática
Análise de materiais curriculares elaborados por professores na perspectiva dos marcadores de tarefas
Analysis of curriculum materials developed for teachers in view of tasks markers
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 22 n. 1 (2020) - Artigos
Contribuições do Instituto Anísio Teixeira para a Educação Matemática no Estado da Bahia - Período 1983-1991
Contributions of the Anísio Teixeira Institute for mathematical education in the State of Bahia - period 1983-1991
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 21 n. 5 (2019) - Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.
O ensino de sistema de numeração decimal instrumentalizado através de jogos por meio de percursos de estudo e pesquisa
The teaching decimal numbering system instrumentalized through games through study and research routes
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 21 n. 5 (2019) - Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.
Elementos do processo evolutivo do conceito das funções seno e cosseno: contribuições para uma razão de ser na construção de um PEP
Elements of the evolutionary process of the concept of sine and cosine functions: contributions to a reason to be in the construction of a PEP
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 21 n. 5 (2019) - Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.
Erros e obstáculos em torno dos objetos ostensivos de taxas de variação: autoanalises dos discentes da engenharia civil do IFBA – Eunápolis
Errors and obstacles around ostentatious objects of variation rates: self-analysis of IFBA civil engineering students - Eunápolis
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 24 n. 1 (2022): Volume 24 -1-2022 - Artigos
Aprendizagens de Professoras(es) que Ensinam Matemática Mediadas pela Participação em Práticas de Letramento Docente
Resumo pdf -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 25 n. 3 (2023): Volume do fluxo continuo 25.3 - Artigos
Usos da argumentação na educação matemática
Resumo pdf pdf (English) -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar - Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar
O acesso ao saber matemático em turmas inclusivas
Resumo pdf pdf (English) -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 16 n. 2 (2014) - Artigos
Uma análise sobre a imagem da dimensão interacional da prática pedagógica representada em materiais curriculares educativos
An analysis about the image of interactional dimension of pedagogical practice represented in educational curriculum materials
Resumo PDF -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 24 n. 4 (2022): Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica - Número Temático: Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica 2022
Praxeologia para ensinar sólidos geométricos: o caso de uma bolsista do programa residencia pedagogica matemática da Universidade Federal de Sergipe
Resumo pdf -
Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática v. 25 n. 1 (2023): Volume de fluxo contínuo - Artigos
Transição do aritmético para o algébrico à luz de ideias de Yves Chevallard
Resumo pdf pdf (English)