Conjunto de applets do Geogebra para o Ensino de Frações no Ensino Fundamental I

Autores

  • Humberto José Bortolossi Universidade Federal Fluminense
  • Wanderley Moura Rezende Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p078-089

Palavras-chave:

ensino de frações; tecnologias digitais; Geogebra

Resumo

Neste artigo apresentamos um conjunto de applets concebidos para subsidiar o livro de frações produzido pelo projeto Livro Aberto (https://umlivroaberto.org/ ) para o Ensino Fundamental I. Procuraremos destacar como estes recursos digitais complementam e potencializam as diferentes estratégias pedagógicas tradicionalmente sugeridas para o ensino de frações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

IGLIORI, S. B. C.; MARANHÃO, M. C. S.A. Registros de Representação e Números Racionais. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática. Registros de Representação Semiótica. São Paulo, Papirus, 2003.

MAIA, D. Estado da Arte de Pesquisas sobre o Ensino e a Aprendizagem dos Números Racionais no Brasil (1997 – 2021): um olhar sobre materiais e tecnologias. Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2022.

RANGEL, L.; SIMAS, F. B. Um Livro aberto para a Matemática. Revista Ciência Hoje. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/um-livro-aberto-para-a- matematica/. Acesso em: 26 de julho de 2022.

RIPOLL, C. C. et al., Frações no Ensino Fundamental: volume 1. Rio de janeiro: Projeto Livro Aberto 2019. Disponível em: https://umlivroaberto.org/producao/fracoes/. Acesso em: 26 de julho de 2022.

SARAMA, J.; CLEMENTS, D. H. ‘Concrete’ computer manipulatives in mathematics education. Child Development Perspectives, v.3 n. 3: p.145–150. 2009.

SIEGLER, ROBERT S. et al. Fractions: The new Frontier for Theories of Numerical Development. Trends in Cognitive Sciences, bn. 7, n.1, pp.13-19, 2013. doi: 10.1016/j.tics.2012.11.004

SINGER, F. M. (2007). Beyond conceptual change: Using representations to integrate domain-specific structural models in learning mathematics. Mind, Brain, and Education, 1(2), 84-97. https://doi.org/10.1111/j.1751-228X.2007.00009.x

YURNIWATI; HARTANTI, P.; JACQUILINE, S. Comparing Virtual and Concrete Manipulative on 5th Grades Students in Fraction Performance AIP Conference Proceedings 2479, 020025, 2022.

ZERO, B. de M.; OLIVEIRA, P. C.; D`ALESSANDRO NETO, R.. Conhecimento matemático para o ensino através do Estado da Arte envolvendo Números Racionais em pesquisas brasileiras. Revista Baiana de Educação Matemática, v. 2, n.1, p. 1-23, 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Bortolossi, H. J., & Rezende, W. M. (2023). Conjunto de applets do Geogebra para o Ensino de Frações no Ensino Fundamental I. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(1), 078–089. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p078-089

Edição

Seção

Artigos