Ações de professores na elaboração e implementação de tarefas envolvendo conceitos algébricos<br>Teachers actions in the elaboration and implementation of tasks involving algebraic concepts
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p296-321Keywords:
Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra, Tarefas matemáticas, Linguagem algébrica.Abstract
Este artigo tem por intenção analisar ações de professores de Matemática, potencializadoras para produção de significados a conceitos algébricos, nos momentos de elaboração e implementação de tarefas constituídas no contexto de um grupo de estudos. Os dados de análise foram coletados por meio de gravações de áudio e diário de campo. Foram identificadas as seguintes ações: favorecer a elaboração de ideias matemáticas; possibilitar o pensamento conceitual e algébrico; articular as temáticas Álgebra e Geometria; estabelecer conexões; compreender o conceito antes de simbolizar; utilizar diferentes sistemas de representação e utilizar a simplificação da escrita algébrica. Tais ações permitiram que os estudantes construíssem ideias matemáticas para produção de significados a conceitos algébricos.
This article aims to analyze actions of mathematics teachers, empowering to produce meanings to algebraic concepts, in the moments of elaboration and implementation of tasks constituted in the context of a study group. The analysis data were collected through audio recordings and field diary. The following actions were identified: favoring the elaboration of mathematical ideas; enable conceptual and algebraic thinking; articulate the themes Algebra and Geometry; make connections; understand the concept before symbolizing; use different representation systems and use the simplification of algebraic writing. Such actions allowed students to construct mathematical ideas to produce meanings to algebraic concepts.
Metrics
References
BLANTON, M. L.; KAPUT, J. Characterizing a Classroom Practice That Promotes Algebraic Reasoning. Journal for Research in MathematicsEducation, v. 36, n. 5, p. 412–446, 2005.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Porto: Ed. Porto, 1994.
BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental (MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental – Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, acessada em 01 de agosto de 2018.
CYRINO, M.C.C.T.; OLIVEIRA, H. M. Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 24, p. 97-126, 2011.
CYRINO, M.C.C.T.; JESUS, C.C. Análise de tarefas matemáticas em uma proposta deformação continuada de professoras que ensinam matemática. Ciência e Educação, Bauru, v.20, n. 3, p. 751-764, 2014.
FERNANDES, R. K.; SAVIOLI, A. M. P. D. Características de Pensamento Algébrico Manifestadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 5, p. 131-151, 2016.
GAFANHOTO, A., CANAVARRO, A. P. Utilização e conciliação de diversas representações das funções em sala de aula. In: NUNES, C. et al. (Eds.). Atas do XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: APM, 2011, p. 1-15.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.
VIEIRA, A.F.M. Elementos valorizados por professores de Matemática na elaboração e implementação de tarefas no contexto da Álgebra. 2018. 99 folhas. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática - Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Londrina, 2018.
VIEIRA, A.F. M; TREVISAN, A. L.; BALDINI, L. A. F.; ROCHA, Z. F. D. C. Conhecimentos mobilizados por uma professora na elaboração e implementação de uma tarefa matemática, Revista da SBEM-RS, 2018
NCTM. Princípios e Normas para a Matemática Escolar, Lisboa: APM, 2007.
OLIVEIRA, S.; LAUDARES,J.Pensamento algébrico: uma relação entre álgebra, aritmética e geometria. In: Encontro Mineira de Educação Matemática, 7. Anais... EMEM, São João Del Rei – MG, 2015, p. 1-10.
OPFER, V. D; PEDDER, D. Conceptualizing teacher professional learning.Review of educational research, v. 81, n. 3, p. 376-407, 2011.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Paraná (DCE de Matemática). 2008.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.).O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM. 2005, p. 11-34.
______. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p.13 – 27.
PONTE, J. P.; CHAPMAN, O.Mathematicsteachers' knowledgeandpractices. In: GUTIÉRREZ, A.; BOENO, P (Ed.). Handbook of research on the psychology of mathematics education: Past, presentand future. Roterdham: Sense, 2006, p. 461494.
RIBEIRO, A. J.; CURY, H. N. Álgebra para a formação do professor – explorando conceitos de equação e de função. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RODRIGUES, C.; MENEZES, L.; PONTE, J. P. Tarefas matemáticas no ensino da álgebra. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática. Anais... Sesimbra, 2014, p. 353-367.
SILVA, D. P.; SAVIOLI, A. M. P. D. Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 206-222, 2012.
STEIN, M.H.; SMITH, M.S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. MathematicsTeaching in theMiddleSchool, n. 3, p. 268-275, 1998.
______________________. Tarefas matemáticas como quadro para reflexão. Educação e Matemática, n.105, p. 22-28, 2009.
VIOLA DOS SANTOS, J. R. O que estudantes da escola básica mostram saber por
meio de sua produção escrita em Matemática. 2007, 108 p. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Departamento de Matemática, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).