Notícias

Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar

2023-12-23

A revista Educação Matemática Pesquisa acabou de publicar seu último número do voume 25 sobre o número temático: Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar. Os diferentes artigos podem ser encontrado no link: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2832

Saiba mais sobre Publicação do V. 25 n. 4 (2023): Educação Matemática de pessoas historicamente marginalizadas no contexto escolar

Edição Atual

v. 26 n. 3 (2024): Modelo epistemológico de referência - Cálculo

O ensino de cálculo vem sendo investigado há décadas diante do alto índice de evasão e reprovação em todo o mundo. Nesse sentido, a educação matemática, em especial, a didática da matemática, apresenta aspectos epistemológicos sobre o saber que possibilitam destacar e compreender diversos fenômenos no ensino. Um desses aspectos é o modelo epistemológico de referência (MER), um sistema de referência relativo e provisório sobre um objeto para o pesquisador, para análise de todo o sistema educativo. Mas, é crucial questionar: Como teorizar a elaboração do MER e de que forma devo utilizar esse MER?

Este questionamento genérico foi desenvolvido neste volume retomando uma ou mais das seguintes perguntas, ou qualquer outra pergunta que os autores considerem relevante para o tema da chamada.

  • Quais ferramentas devem ser utilizadas para o desenvolvimento de modelos epistemológicos de referência?
  • Quais métodos devem ser adotados para a construção desses modelos?
  • Quais critérios devem ser utilizados para testar e avaliar o MER proposto?
Publicado: 2024-11-01

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo

Ver Todas as Edições

                                                                   INDEXADORES DA REVISTA

             

Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim)