Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

ISSN 1983-3156: A revista Educação Matemática Pesquisa, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, de regularidade quadrimestral, tem o objetivo de constituir-se em um espaço de divulgação científica da área, em âmbito internacional. Há anos vem contribuindo com esse objetivo e, assim, conseguiu reconhecimento internacional. Sendo considerada excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – presentes em chamadas de trabalhos e agendas investigativas nacionais ou internacionais recentes - além de trazer interessantes e relevantes questões novas, para o desenvolvimento da área. Entre as bases em que é indexada citamos: Portal Periódicos CAPES , EBSCO Publishing, Mathematics Education , Latindex , PKP-Public Knowledge Project , Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) , https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ . O projeto editorial da revista prioriza artigos científicos inéditos, da área de Educação Matemática, particularmente os relacionados às linhas de pesquisa do Programa: A Matemática na Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática da Matemática e, também, Tecnologias da Informação e Didática da Matemática.

 DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

A revista Educação Matemática pesquisa está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação.

Para tal, defendemos os seguintes princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE) (LER MAIS SOBRE A DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO NO ITEM POLITICA DA REVISTA: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about )

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ISSN 1983-3156: A The journal Educação Matemática Pesquisa, from the Graduate Studies Program in Mathematics Education of PUC-SP, of quarterly regularity, aims to constitute a space for scientific dissemination of the area, at the international level. For years it has been contributing to this goal and thus achieved international recognition. Being considered excellent in the educational area, it disseminates contemporary themes - present in recent national or international work calls and research agendas - besides bringing interesting and relevant new issues to the development of the area. Among the bases on which it is indexed we mention: Portal Periódicos CAPES  ,  EBSCO Publishing, Mathematics Education  ,  Latindex  , PKP-Public Knowledge Project  ,  Bibliography Brasileira de Educação (MEC-INEP)  ,  https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ  . The journal's editorial project prioritizes unpublished scientific articles in the area of Mathematics Education, particularly those related to the program's lines of research: Mathematics in the Curricular Structure and Teacher Training; History, Epistemology and Didactics of Mathematics and also Information Technologies and Mathematics Didactics.

 DECLARATION ON ETHICS AND GOOD PUBLICATION PRACTICES

 The journal Educação Matemática Pesquisa is committed to ensuring the highest ethical standards in publication.

To this end, we uphold the following principles, based on the Code of Conduct and Standards of Good Practice for Journal Editors, made available by the Committee on Publication Ethics (COPE). (READ MORE ABOUT THE DECLARATION OF ETHICS AND GOOD PRACTICES IN PUBLICATION IN THE MAGAZINE'S POLICY ITEM: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about)

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ISSN 1983-3156: La revista Educación Matemática Pesquisa, del Programa de Estudios de Posgrado en Educación Matemática de la PUC-SP, que se publica trimestralmente, tiene como objetivo convertirse en un espacio de difusión científica del área a nivel internacional. Ha contribuido a este objetivo durante años y, por lo tanto, ha logrado el reconocimiento internacional. Al ser considerado excelente en el área educativa, difunde temas contemporáneos, presentes en convocatorias de trabajos y recientes agendas de investigación nacionales o internacionales, además de aportar nuevos e interesantes temas relevantes para el desarrollo del área. Entre las bases sobre las cuales se indexa, mencionamos: Portal Periódicos CAPES EBSCO Publishing, Mathematics Education , Latindex PKP-Public Knowledge Project Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ. El proyecto editorial de la revista prioriza artículos científicos inéditos en el área de Educación Matemática, particularmente aquellos relacionados con las líneas de investigación del Programa: Matemáticas en la Estructura Curricular y Capacitación Docente; Historia, Epistemología y Didáctica de las Matemáticas y, también, Tecnologías de la Información y Didáctica de las Matemáticas.

 DECLARACIÓN DE ÉTICA Y BUENAS PRÁCTICAS EN PUBLICACIÓN

 La revista Educação Matemática Pesquisa tiene el compromiso de asegurar los más altos estándares de ética en publicación.

Para ello, defendemos los siguientes principios, basados en el Código de Conducta y Normas de Buenas Prácticas para Editores de Revistas, que pone a disposición el Committee on Publication Ethics (COPE). (MÁS INFORMACIÓN SOBRE LA DECLARACIÓN DE ÉTICA Y BUENAS PRÁCTICAS EN PUBLICACIÓN EN EL ARTÍCULO DE POLÍTICA DE LA REVISTA: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about)

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ISSN 1983-3156: La revue Educação Matemática Pesquisa, du programme d'études supérieures sur l´enseignement des mathématiques de la PUC-SP, qui est publiée chaque quatre mois, vise à devenir un espace de diffusion scientifique de la région, à l'échelle internationale. Elle contribue à cet objectif depuis des années et a ainsi acquis une reconnaissance internationale. Étant considéré comme excellent dans le domaine de l'éducation, il diffuse des thèmes contemporains - présents dans les appels à communications et les récents programmes d'investigation nationaux ou internationaux - en plus d'apporter de nouvelles questions intéressantes et pertinentes pour le développement de la région. Parmi les bases sur lesquelles il est indexé, nous mentionnons: Portal Periódicos CAPES EBSCO Publishing, Mathematics Education , Latindex PKP-Public Knowledge Project Bibliografia Brasileira de Educação (MEC-INEP) https://scholar.google.fr/citations?hl=fr&authuser=1&user=_5Tg-u4AAAAJ. Le projet éditorial de la revue donne la priorité aux articles scientifiques non publiés dans le domaine de l'enseignement des mathématiques, en particulier ceux liés aux axes de recherche du programme: les mathématiques dans la structure curriculaire et la formation des enseignants; Histoire, épistémologie et didactique des mathématiques et, également, Technologies de l'information et de la Communication et didactique des mathématiques.

 DÉCLARATION D'ÉTHIQUE ET DE BONNES PRATIQUES DANS LA PUBLICATION

 La revue Educação Matemática Pesquisa s'engage à garantir les normes d'éthique les plus élevées dans l'édition. À cette fin, nous défendons les principes suivants, basés sur le Code de conduite et les normes de bonnes pratiques pour les éditeurs de revues, mis à disposition par le Comité d'éthique de la publication (COPE). (POUR EN SAVOIR PLUS SUR LA DÉCLARATION D'ÉTHIQUE ET DE BONNES PRATIQUES EN PUBLICATION, LIRE LA POLITIQUE DE LA REVUE: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about)


Notícias

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP)

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP)

 

Pesquisadores do PEPG em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pertencentes aos grupos de pesquisa Elementar e Superior em Matemática e Tecnologias Digitais na Educação Matemática credenciados pelo CNPq têm considerado a Teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD) como referencial, em suas pesquisas. Teses e dissertações orientadas por eles têm sido fundamentadas por essa Teoria. Luc Trouche, um de seus autores, colabora com o Programa em atividades de formação e de participação em bancas. Em 2021 em especial, ele coordena um conjunto de 10 Seminários sobre a ADD no âmbito do (PIPRINT- PG) PLANO DE INCENTIVO AO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÕ DA PÓS-GRADUAÇÃO, EDITAL PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP. Destacamos que a ADD tem representações em todo o mundo e que no encontro “RE(S)SOURCES 2018 INTERNATIONAL CONFERENCE” realizado em Lyon-França reuniram-se 26 países. No Brasil a ADD é considerada em pesquisas de Universidades Federais das regiões Norte, Nordeste e Oeste, além da PUC-SP, no Sudoeste.

Visando a contribuir para a ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se interessam pela ADD e por teorias correlatas, a Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) abre espaço para a publicação de um número temático, a ser publicado em Dezembro de 2021. Os editores responsáveis pela edição são os pesquisadores convidados Luc Trouche e Marcio Vieira de Almeida e Sonia Igliori. A Revista Educação Matemática Pesquisa é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.

Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que apresentem pesquisas no âmbito da ADD e correlatas como Orquestração Instrumental, entre outras.

Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.

O prazo final para submissão de originais é 10 de outubro de 2021, sem possibilidade de ampliação.

Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx).

No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Submissão de artigos ao número temático sobre a “Abordagem Documental do Didático”, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.

Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail sigliori@pucsp.br.

 Sonia Barbosa Camargo Igliori (Editora da EMP).

Luc Trouche (Editor convidado).

Marcio Vieira de Almeida (Editor convidado).

 
Publicado: 2021-05-06 Mais...
 

Alteração no acesso ao site da revista

 
Para acessar o site da revista: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp  
Publicado: 2020-09-21 Mais...
 

Mudança das normas da revista da ABNT para APA

 
A revista Educação Matemática pesquisa adota as normas da APA (American Psychological Association), 7ª edição do seu Manual de Publicação (outubro de 2019)  
Publicado: 2020-05-06 Mais...
 
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v. 23, n. 1 (2021): Volume 23.1, 2021

Primeiro volume de 2023

Sumário

Saddo Ag Almouloud, Ana Lucia Manrique
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01-10
Saddo Ag Almouloud, Ana Lucia Manrique
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11-20
Saddo Ag Almouloud, Ana Lucia Manrique
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21-30

Artigos

Emerson Silva de Sousa, Isabel Cristina Machado de Lara
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31-57
José Luiz Cavalcante, Anna Paula Avelar Brito Lima, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
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58--75
Luciana Ferreira Santos, Rosinalda Aurora de Melo Teles
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79-111
Rafaela Silva Rabelo
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112--139
Marcelo Souza Motta, Marco Aurélio Kalinke
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140-170
Miriam Criez Nobrega Ferreira, Alessandro Jacques Ribeiro, João Pedro da Ponte
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171-200
Alice Bohrer, Douglas da Silva Tinti
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201-230
João Pedro Piccoli, Edvonete Souza de Alencar
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231-262
Viviane Roncaglio, Isabel Koltermann Battisti, Cátia Maria Nehring
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263-296
Felipe José Rezende de Carvalho, Tiago Emanuel Klüber
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297--323
José Milton Lopes Pinheiro, Cesar Osvaldo Vásquez Flores, Giovana Alves, Juscimar da Silva Araujo
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324-354
Sarah Souto dos Santos, Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Eliane Elias Ferreira dos Santos
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355-390
Maria Carolina Machado Magnus, Silvio Domingos Mendes da Silva
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391-419
Cleide Ribeiro Mota Arinos, José Luiz Magalhães de Freitas, Mustapha Rachidi
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420-447
Suzana Domingues da Silva, Clélia Maria Ignatius Nogueira
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448-472
Núbia Lúcia Cardoso Guimarães, Jéssica Adriane de Mello, Luciana Sandrini Rocha, Márcia Rodrigues Notare Meneghetti, Marcus Vinícius de Azevedo Bassus
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473-498
Carolina Ribeiro de Almeida, Helenita de Jesus de Sousa, Irene Mauricio Cazorla
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499-529
Paula Tamyris Moya, Silvia Pereira Gonzaga Moraes
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530-560
Neura Maria De Rossi Giusti, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
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561-590
André Luis Trevisan, Eliane Maria de Oliveira Araman
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591-612
Irene Castro Pereira, Paulo Vilhena da Silva, Cristiane Ruiz Gomes
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613-631
Grace Zaggia Utimura, Edda Curi
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632-654
Nickson Deyvis da Silva Correia, Viviane de Oliveira Santos
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655682
Sofia Isabel Graça, João Pedro da Ponte, António Guerreiro
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683-712
Luciene Santos Silva, Diva Valério Novaes
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713-740
Roberio Pereira Rocha, Maria Deusa Ferreira da Silva
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741-768
Ousmane Alpha, Saddo Ag Almouloud
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769-809
Roseli Alves de Moura, Fumikazu Saito
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810-832