Qualis: A4 |
Área do conhecimento: Ensino |
, Brasil
-
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - Tópicos de História da Ciência
Um Estudo Preliminar do Tratado L’vsage du Compas de Proporcion (1631) do Francês Didier Henrion.
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Ensino de Estequiometria Catalisado pela História e Filosofia das Ciências.
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - História da Ciência e Ensino
Análise Histórica do Conteúdo de Relatividade Especial nos Livros Didáticos de Física do PNLD 2018
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Minicursos
Minicursos
Resumo Minicursos -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Workshops
Workshop
Resumo Workshops -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Comunicação oral
Comunicação oral
Resumo Comunicação oral -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Sessão de Painéis
Painel
Resumo Painel -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Contato dos autores(as)
Contato dos autores(as)
Resumo Contato dos(as) autores(as) -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022) - História da Ciência e Ensino
Adaptação Biológica e a Evolução dos Seres Vivos na Antiguidade: a formação de professores
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021): Suplemento: Caderno de Resumos - VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino - Editorial
Apresentação - Caderno de resumos
Resumo Apresentação -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Ciências da Terra, do ambiente e da epidemia de Covid 19
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
História das Ciências e Didática
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
A História da Ciência e a antropologia de Ingold para a educação que aspiramos
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Educação do Campo e História da Ciência: uma proposta didática expressa em planos de aula
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022) - História da Ciência e Ensino
A definição ácido-base de Arrhenius dos livros-textos de química: a história de um obstáculo epistemológico e suas consequências para o ensino-aprendizagem
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
A xilografia e o livro de horas:
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
História e Filosofia das Ciências no contexto da alfabetização científica e linguística
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
História e Filosofia das Ciências nas teses e dissertações brasileiras
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Aprendizagem de modelos atômicos utilizando o Storytelling ambientado na história da ciência
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
História da ciência, educação STEAM e literacia científica: possíveis intersecções
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Uma Proposta para Integrar os Estudos dos Modelos Atômicos e a Radioatividade a partir da História da Ciência
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Percurso da História da Química em uma Sequência Didática
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Estratégias para o Ensino de Química: a História da Química num minicurso para os bolsistas do PIBID
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
História e Filosofia da Ciência no contexto do Ensino de Ciências: um olhar a partir da produção Stricto Sensu brasileira
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 26 (2022) - História da Ciência e Ensino
Nascido Digital: O Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência – CESIMA
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
A documentação de medicina medieval nas bases de dados
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Análise da abordagem da história do racismo científico no ensino de ciências
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
Electro Metallurgica Brasileira: Eixo Condutor Para Integração Curricular
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022) - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 26 (2022) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A Ciência e os cientistas: uma sequência didática
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023) - Tópicos de História da Ciência
O Congresso de Karlsruhe - pressupostos e controvérsias
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - História da Ciência e Ensino
VII Jornada & II Congresso de História da Ciência e Ensino: Analisando Resultados do Evento
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 25 (2022): Volume Especial - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 26 (2022) - Tópicos de História da Ciência
O estudo revisitado das influências genéticas e ambientais na personalidade
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 26 (2022) - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023) - Tópicos de História da Ciência
O farmacêutico e a sua identidade: perdas, transformações e recomeços
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
A astronomia popular de Camille Flammarion: aspectos discutidos e questões a explorar para o campo do ensino contemporâneo
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Superando conflitos: diálogos em sala de aula sobre a religião e a história da ciência
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos de História da Ciência
O Predomínio das Histórias da Ciência Internalistas e a Permanência da Ausência de Historiadores Brasileiros na Escrita da Ciência e Seus Reflexos no Ensino de História
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos Especiais em História da Ciência e Ensino
Cogitações sobre a neutralidade e valores na Ciência
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Um estudo sobre o conceito de transmissão gênica na perspectiva materialista histórico-dialética
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Atuação e formação do profissional de Enfermagem no Ceará de 1865 a 1943: o que dizem as matérias jornalísticas
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023) - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos Especiais em História da Ciência e Ensino
Mapeamento de dissertações e teses brasileiras: a História da Ciência e a Educação Básica
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Richard Owen, o arquétipo de um vilão - evolucionismo nas obras de Richard Owen
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos de História da Ciência
William Oughtred (1574-1660) e o ensino das matemáticas nos séculos XVI e XVII
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Desenvolvimento de um recurso multimídia integrador da História da Ciência e da Experimentação à luz da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Lise Meitner, Gênero e Ciência: uma ação de visibilidade histórica
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos Especiais em História da Ciência e Ensino
História da Ciência e a formação de professores: uma revisão de literatura
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
A produção de conhecimentos sobre a relação História da Ciência e Ensino por professores da Educação Básica
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
O Experimento da Indução Eletromagnética de Michael Faraday: construção de réplicas de aparatos históricos para promoção da abordagem da história da ciência
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
História e Filosofia da Ciência no contexto da alfabetização científica e linguística: considerações e potencialidades dessa relação
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais do Rio Doce: o processo de construção de uma formação continuada
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Elementos para a constituição da Natureza da Química: percepções de professores-pesquisadores sobre os processos de construção do conhecimento químico
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
História da Ciência para um Ensino De Biologia antiopressivo: o caso da mulher da ciência Clémence Royer
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
História das Pesquisas em Ensino de Ciências no Brasil: do Brasil Colônia ao Século XX
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Pudim e Átomo são semelhantes?
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
O Percurso Histórico da Ciência como Proposta de Conteúdo para o Letramento Científico
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Ellen Swallow Richards: Uma Pioneira na Ciência e na Educação
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
A Biografia Científica de João Manso Pereira e a contribuição africana e afro-brasileira para o desenvolvimento da Química no Brasil
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Josef Rotblat e as Conferências Pugwash
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Da Mineralogia à Geologia: quarenta anos que mudaram a ciência no Brasil (1876-1918)
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
Uma República de cientistas na Era Vargas: A atuação científica e política de Carlos Estêvão de Oliveira (1930-1945).
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
A Química das Joias de Crioula valorização da história e cultura africana e afro-brasileira e o protagonismo das mulheres negras no Brasil
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos de História da Ciência
Conjunto, correspondência, número cardinal e muito mais
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Quest: Mulheres na ciência e os elementos químicos
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023): 3º Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino (3CIHCE) - 3.o Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino
História da Ciência e Ensino: um material paradidático para o ensino de emissões radioativas
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 28 (2023): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Um Júri Simulado Remoto:
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Citações em dissertações e teses às pioneiras brasileiras na Pesquisa em Ensino de Química, Roseli P. Schnetzler, Maria E. R. Marcondes e Letícia Parente
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Bioética da libertação
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Tópicos de História da Ciência
Análise da aula de Marie Curie (1867-1934) para ensinar densidade para crianças sob a ótica de Isaac Watts (1674-1748)
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - História da Ciência e Ensino
Ciências no currículo do Curso Normal Rural da Vila de Santa Izabel, Estado do Pará (1931-1936)
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 29 (2024): História da Ciência e Ensino: construindo interfaces - Editorial
Editorial
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - História da Ciência e Ensino
A História da Ciência na formação de professores
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 1 (2010) - Tópicos de História da Ciência
Jeremy Bentham: Prazer e Dor – como mensurá-los?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 1 (2010) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Uma Proposta Didática na Utilização da História da Ciência para a Primeira Série do Ensino Médio: A Radioatividade e o cotidiano
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 1 (2010) - História da Ciência e Ensino
História da Ciência e Ensino: em busca de diálogo entre historiadores da ciência e educadores
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 1 (2010) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - História da Ciência e Ensino
Os tipos de abordagem histórica no ensino: Algumas possibilidades encontradas na literatura
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
O indutivismo ingênuo nas atividades experimentais iniciais de curso de graduação em Química: o experimento da vela.
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - Tópicos de História da Ciência
História da Tecnologia e Narrativas Tecnológicas: Representações de Tecnologia em Plínio Salgado
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Uma contribuição para o ensino da Sistemática na sala de aula: relato de experiência sobre a classificação dos animais de Aristóteles e Linné
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
História e Ensino de Matemática: construção e uso de instrumentos de medida do século XVI
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 2 (2010) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A construção de um antigo instrumento para navegação marítima e seu emprego em aulas de Astronomia e Matemática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011) - Tópicos de História da Ciência
Existem átomos? (abordando Jean Perrin)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011) - Tópicos de História da Ciência
A gênese ilustrada da Academia Real Militar e suas onze reformas curriculares (1810-1874)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - História da Ciência e Ensino
Algumas contribuições do episódio histórico da síntese artificial da ureia para o ensino de química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011) - Resenhas
Baleia é peixe ou não é peixe?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011) - Tópicos de História da Ciência
Yes nós temos caju! Origens de algumas plantas alimentícias brasileiras
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 3 (2011): Suplemento - Suplemento
III Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - História da Ciência e Ensino
A História da Química como disciplina de graduação: Levantamento de concepções de graduandos do IQ/UFBA
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - História da Ciência e Ensino
III Jornada de História da Ciência e Ensino: novas propostas e desafios
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 5 (2012) - História da Ciência e Ensino
O uso da história da ciência como estratégia metodológica para a aprendizagem do ensino de química e biologia na visão dos professores do ensino médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 5 (2012) - Tópicos de História da Ciência
A Organização das Esferas e os Círculos Celestes do Primeiro Céu e do Primeiro Móvel: uma análise da obra Ouranographia de Adriaan van Roomen
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 5 (2012) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Proposta para o ensino dos conceitos de ácidos e bases: construindo conceitos através da História das Ciências combinada ao emprego de um software interativo de livre acesso
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 5 (2012) - História da Ciência e Ensino
A literatura infantil de Monteiro Lobato como instrumento de ensino das ciências: uma proposta de trabalho a partir da História da Ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 5 (2012) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - Tópicos de História da Ciência
Ciência e educação científica feminina no discurso de José Veríssimo (1857-1916)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 7 (2013) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
O zodíaco numa proposta histórica e pedagógica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - História da Ciência e Ensino
Investigando as ideias e dificuldades dos professores de química do ensino médio na abordagem da história da química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - Tópicos de História da Ciência
Heinrich Rudolph Hertz e a “descoberta” do efeito fotoelétrico: Um exemplo dos cuidados que devemos ter ao utilizar a história da ciência na sala de aula
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - História da Ciência e Ensino
Música e História da Matemática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Utilização de indicadores orgânicos de pH no ensino de ácidos e bases: considerando alguns aspectos históricos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 6 (2012) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 7 (2013) - Resenhas
Resenha: A virada: o nascimento do mundo moderno
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 7 (2013): Suplemento - Suplemento
IV Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 7 (2013) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - Tópicos de História da Ciência
O Curso Regente Agrícola como Introdutor das Ciências e Técnicas Modernas na Amazônia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - História da Ciência e Ensino
A História da Ciência como Base para a Formação Docente no Ensino de Química no Ensino Fundamental: algumas reflexões
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - Tópicos de História da Ciência
Saúde Pública na Bahia: Um Dilema para a Faculdade de Medicina da Bahia no Segundo Império do Brasil
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - Tópicos de História da Ciência
Um estudo preliminar sobre o contexto em que se inserem as Pesquisas Estatísticas de Frederico Pimentel Gomes (1921-2004)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Contribuições da História da Ciência para o Ensino da Química: Uma Proposta para Trabalhar o Tópico Radioatividade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 8 (2013) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Um exemplo de negação do conceito de elemento na filosofia natural
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - História da Ciência e Ensino
História da Ciência: elaborando critérios para analisar a temática nos livros didáticos de química do ensino médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - Tópicos de História da Ciência
O "Abominável Mistério" do surgimento das Angiospermas.
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Representações químicas e a história da ciência em sala de aula
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - História da Ciência e Ensino
A história e filosofia da ciência na formação de professores de física: controvérsias curriculares
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - História da Ciência e Ensino
A história da ciência no diagnóstico inicial dos domínios de ações cognoscivas: uma aplicação direcionada pela teoria de Galperin
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - História da Ciência e Ensino
A História da Ciência no Ensino de Química: o ensino e aprendizagem do tema cinética química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - Tópicos de História da Ciência
Livros textos no século XVII: o que nos contam sobre o ensino atual de matemática?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - Tópicos de História da Ciência
Arte e ciência no Renascimento: Galileo e Cigoli e as novas descobertas telescópica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - Tópicos de História da Ciência
Comte e Peirce, sobre a classificação das ciências: o status da matemática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A história da ciência num blog: a química e a biologia num projeto interdisciplinar
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
“Os botões de Napoleão”: moléculas de glicose e ácido ascórbico contextualizadas química e biologicamente
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 9 (2014) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Os poemas de Fritz Müller como fonte e inspiração para estudos em história da ciência e educação ambiental: linguagens e interdisciplinaridade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - História da Ciência e Ensino
O desafio do vaso grego
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - Tópicos de História da Ciência
Carlos Estevão de Oliveira e o Museu Paraense Emílio Goeldi (1930-1945)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A assimetria histórica entre as técnicas e o desenvolvimento do conceito de área na Antiguidade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 10 (2014) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A síntese de amônia: uma proposta de estudo histórico para a formação de professores de química vinculada ao Prêmio Nobel de Fritz Haber
Resumo PDF Resposta ao parecer dos autores -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015) - História da Ciência e Ensino
Filosofia e História da Química para educadores em Química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Evolução e natureza tropical: Uma proposta para o ensino de evolução em um museu de ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015) - Tópicos de História da Ciência
Rudolf Virchow, divulgador científico?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Tópicos de História da Ciência
Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho e sua contribuição para a medicina paulista
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Tópicos de História da Ciência
O Brigadeiro Alpoim: Um expoente do ensino técnico no Brasil colonial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - História da Ciência e Ensino
Formação de professores de ciências no contexto da História da Ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Tópicos de História da Ciência
A profissionalização de Maria Eugenia de Carvalho Marchesini Santos: Da Faculdade Nacional de Filosofia à Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Tópicos de História da Ciência
Documentos para a História da Ciência no Brasil: Do contexto controverso à pesquisa das Teses Doutorais da Faculdade de Medicina da Bahia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Einstein, a física moderna e o desenvolvimento da bomba atômica: Uma peça teatral como ferramenta sócio-histórica-cultural no ensino de física
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 11 (2015): Suplemento - Suplemento
V Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, tendências e construção de interfaces
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - História da Ciência e Ensino
Panorama histórico da Teoria Celular
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - Tópicos de História da Ciência
As contribuições do americano Henry Allan Gleason (1882-1975) para a Ecologia no início do século XX
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Domingos Vandelli e a Ciência das Finanças
Resumo PDF Possível retrato de Domingos Vandelli -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - História da Ciência e Ensino
O Estudo da Termodinâmica em Sala de Aula: Uma Perspectiva Crítica a Partir da História da Ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - História da Ciência e Ensino
O lugar da história da ciência nas políticas curriculares brasileiras para o ensino de química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 12 (2015): Especial - Tópicos de História da Ciência
As relações entre alimentação, saúde e doença no Brasil império: Das teses médicas aos livros de cozinha
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Investigações de Fritz Müller sobre os insetos polinizadores e flores que mudam de cor
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Milenarismo e ciência no Via lucis de Jan Amos Comenius
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - História da Ciência e Ensino
Reflexões sobre a inserção da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Conceito de Quantidade na obra de van Roomen: reflexões sobre a História da Matemática no Ensino
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Impactos das reformas educacionais da Primeira República sobre o ensino de química na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, narrados por Tiburcio Valeriano Pecegueiro do Amaral
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Niccolò Tartaglia e a trajetória dos projéteis
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - Tópicos de História da Ciência
Contribuições de Lauro Travassos (1890-1970) para a zoologia brasileira
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - Tópicos de História da Ciência
Revisitando a lei dos cossenos para triângulos esféricos: um aporte histórico do século XV
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 13 (2016) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - Tópicos de História da Ciência
História da eugenia e ensino de genética
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - Tópicos de História da Ciência
Animálculo, Infusório, Protozoa, Primigenum, Protoctista, Primalia ou Protista? Contribuições históricas para o problema conceitual dos protozoários
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - História da Ciência e Ensino
O problema da racionalidade da ciência no século XX e as implicações para um ensino crítico e reflexivo da ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Frankenstein de Mary Shelley, o Filme: Um recurso para introdução da História da Ciência no Ensino de Ciências na visão de graduandos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 14 (2016) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - História da Ciência e Ensino
O Ensino de Ciência do Sistema Terra e os caminhos da Biologia: uma história
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 15 (2017) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017) - História da Ciência e Ensino
Replicação histórica das observações de Robert Hooke (1635 - 1703) em uma turma de 2º ano do Ensino Médio: mudanças na motivação para aprender Biologia
Resumo PDF Parecer 1 Parecer 2 -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017) - História da Ciência e Ensino
Contextualização Histórico-Filosófica de Orbitais Atômicos e Moleculares
Resumo PDF Avaliação do II Seminário de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017) - História da Ciência e Ensino
Visões de professores e alunos do ensino médio profissionalizante sobre a ciência e as atividades experimentais
Resumo PDF Parecer do avaliador 1 sobre a aprovação do trabalho para o Seminário parecer de avaliador do seminário comprovando a aprovação do trabalho -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017) - História da Ciência e Ensino
Contextualização histórica do experimento de Franck-Hertz
Resumo PDF AVALIADORES_Franck-Hertz_IFRJ -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO01 - As cartas de Roentgen: a análise das correspondências e a compreensão do contexto histórico
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO02 - História da Astronomia em produções do mestrado profissional em ensino de física
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO03 - O químico e físico inglês Willian Crookes (1832-1919) e os raios catódicos: uma adaptação tátil do tubo para o ensino de modelos atômicos para aprendizes cegos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO04 - Narrativas Históricas no Ensino de Ciências: uma atividade investigativa para os anos iniciais
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO05 - Cosmologia e tradição karipuna na história da ciência brasileira: um estudo sobre o ritual do turé
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO06 - A história das ciências colaborando no estudo da estrutura atômica e dos modelos atômicos no ensino médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO07 - O legado de Mario Kaplún para o ensino de ciências exatas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO08 - Canela Sassafrás protagonizou o pioneirismo científico na região do Alto Vale do Itajaí - SC
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
CO09 - Louis Braille (1809-1852): A criação de um código de leitura para cegos e o seu emprego no ensino de química atual
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC01 - Ciência, tecnologia e trabalho na pedagogia libertária: experiências utópicas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC02 - Conhecimentos sobre a natureza e as artes expressos em imagens: representações de plantas e animais nas origens da ciência moderna
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC04 - Três capítulos de História da Medicina centrados em imagens
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC05 - Controvérsias experimentais ou teóricas?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC06 - Divulgação da ciência no século XIX
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
MC07 - Mulheres nas ciências da matéria, na matemática e na computação
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W01 - Da radioatividade ao modelo atômico nuclear: uma proposta didático-metodológica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W02 - Possibilidades para o fazer docente junto ao aprendiz cego em aulas de Química: uma interface com a história da tabela periódica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W03 - São Paulo e o impacto das tecnologias na cozinha (século XX)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W04 - História da química no Brasil em sala de aula
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W05 - As teorias de Scheele, Priestley e Lavoisier em atividade prática: confrontando teorias
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W06 - Eletro-Metalúrgica Brasileira de Ribeirão Preto
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W07 - Doutrina e natureza de uma narrativa histórica acerca da eletroquímica na Royal Institution da primeira metade do século XIX
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W08 - Impressão fotográfica do século XIX – cianotipia – uma ferramenta para o ensino de ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
W09 - Como montar uma aula interdisciplinar: da matemática à natureza passando por Lusíadas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC01 - Episódio histórico de Louis Pasteur: uma proposta para o ensino de Química, Física e Biologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC02 - A tabela periódica a partir dos elementos que compõem uma pilha: abordagem histórica e suas consequências para o meio ambiente
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC03 - A ciência nos perfumes: atribuindo significados à química orgânica através da história da temática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC04 - História das embalagens: contribuições da ciência para a conservação dos alimentos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC05 - Hipátia de Alexandria: a presença da mulher no alvorecer das ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
RC06 - Parque de Ciência e Tecnologia: a replicabilidade de conceitos científicos a partir de experimentos de baixo custo
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P01 - Influência de uma abordagem histórica dos artigos de Gay Lussac e Avogadro para a formação inicial de professores de Química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P02 - Primo Levi – Uma Vida a descobrir
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P03 - Revisitando os caminhos de Marie Curie no interior de Minas Gerais
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P04 - Proposta de ensino de teoria de Werner na formação inicial de licenciatura em química através da história da ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P05 - Proposta de ensino de química inorgânica em um contexto histórico utilizando a cianotipia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P06 - Monumentos históricos: um lugar para o pensamento matemático
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P07 - Encontro Caravana da Ciência: incentivo à prática de Iniciação Científica no Ensino Médio como meio de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Divulgação Científica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P08 - Análise da abordagem da Teoria do Flogisto nos livros didáticos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P09 - O experimento demonstrativo de Oliver Lodge no ensino do eletromagnetismo no ensino médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P10 - As publicações sobre a Ciência brasileira retratada nos dez primeiros números da revista Brasileira de História da Ciência (1985-1995)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P11 - A lanterna de Faraday: relações conceituais em um cenário semiótico
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P12 - O Efeito Faraday e a matéria
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P13 - O experimentador Humphry Davy e o óxido nitroso
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P14 - As ciências da natureza em manuais didáticos de filosofia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P15 - A criação de um site para discussão da História da Ciência para alunos do ensino médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P16 - A Sociedade Brasileira de Química e a Ciência de Materiais: intersecções para o desenvolvimento da tecnologia nacional
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P17 - Uma abordagem histórica como motivadora para introdução dos estudos de eletroquímica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P18 - Identidade de gênero e segregação vertical de docentes no Instituto de Química da UFRJ
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P19 - Integrando História da Ciência e o lúdico: as experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P20 - A representatividade da mulher surda para o avanço da ciência no século XX: Henrietta Leavitt (1868-1921)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P21 - A história da química como ferramenta para ensino de cinética química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
Apresentação - VI Jornada de História da Ciência e Ensino: propostas, tendências e construção de interfaces
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - História da Ciência e Ensino
História e filosofia da ciência em periódicos brasileiros: Um referencial para os professores de química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - Tópicos de História da Ciência
O Renascimento e as origens da ciência moderna: Interfaces históricas e epistemológicas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P22 - Uma proposta Interdisciplinar para o Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental: O século XVIII e a grande evolução da Química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017): Suplemento - Suplemento
P23 - Revolta da vacina x Vacinação contra febre amarela: O resgate da história da ciência por meio da leitura jornalística e percepção dos alunos da EJA
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 16 (2017) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Primo Levi - Uma vida a descobrir
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
Maria Sibylla Merian: uma mulher transformando ciência em arte
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Dorothy Hodgkin e seus estudos cristalográficos sobre a estrutura da penicilina
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
O episódio histórico das teorias do flogisto e calórico: criando interfaces entre a História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Química na busca pela humanização do trabalho científico.c
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Participação, inserção e expressividades de lideranças científicas assumidas por mulheres na produção da ciência e tecnologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - Tópicos de História da Ciência
O essencialismo na classificação de Lineu e a repercussão dessa controvérsia na Biologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - Tópicos de História da Ciência
John Hogg (1800-1869) e a descrição do quarto reino natural: Primigenum
Resumo PDF Figura 1 Figura 2 – A distribuição dos quatro reinos da natureza. -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
Edith Rebecca Saunders e a hereditariedade no final do século XIX
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
As mulheres do Harvard College Observatory: Henrietta Swan Leavitt - a mulher que descobriu como medir a distância das galáxias
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
Alguns aspectos da formação de Maria Gaetana Agnesi no ambiente intelectual milanês do Setecentos: Escolhas e controvérsias
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
A formação científica e profissional das mulheres no Brasil: A contribuição de Bertha Lutz
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Tópicos de História da Ciência
Marie Curie e a Primeira Guerra Mundial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino
Casa dos pássaros: local de preparação de material zoológico a ser enviado para Portugal
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - Tópicos de História da Ciência
O Efeito Faraday e a matéria
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
O químico e físico inglês Willian Crookes (1832-1919) e os raios catódicos: Uma adaptação tátil do tubo para o ensino de modelos atômicos para aprendizes cegos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Episódio Histórico de Louis Pasteur: Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Química, Física e Biologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Integrando História da Ciência e o lúdico: As experiências de Henri, o pupilo de Lavoisier
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A ciência nos perfumes: atribuindo significados a Química Orgânica através da história da temática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 17 (2018) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - Tópicos de História da Ciência
A divulgação de Conhecimento Científico no final do século XVIII e início século XIX: Análise, Apontamentos, Reflexões
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino
Entrevista com Antonio Miguel
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino
Pasteur nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio aprovados no PNLD: uma análise histórica sobre a abordagem da origem da vida e o metabolismo
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018): Especial - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 19 (2019) - Tópicos de História da Ciência
As percepções de pós-graduandos de um mestrado na área de Ensino acerca da Ciência na História
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 18 (2018) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Possibilidades para o fazer docente junto ao aprendiz cego em aulas de Química: uma interface com a história da Tabela Periódica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 19 (2019) - Tópicos de História da Ciência
Termodinâmica e Revolução industrial: Uma abordagem por meio da História Cultural da Ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 19 (2019) - Tópicos de História da Ciência
Mulheres na História da Ciência: uma década de publicações nas revistas Química Nova e Química Nova na Escola
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
ELECTRO METALLURGICA BRASILEIRA: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA COMO OBJETO DE ESTUDO E DE ENSINO
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 19 (2019) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Replicação de uma Experiência Histórica em Anatomia Humana: o papel da experiência de William Harvey a favor do movimento circular do sangue
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
História do Ensino de Histologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A história da punção venosa e o cuidado de enfermagem
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Ensino de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica: importância da interdisciplinaridade na sua evolução
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
DUAS ABORDAGENS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SOFTWARE E HISTÓRIA DA CIÊNCIA.
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
O conceito de derivada: uma análise através dos programas curriculares do século XX
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
História da ciência, práticas discursivas e comunicação didática: uma breve reflexão
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Os exames nacionais de Física e Química e a evolução curricular
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A IMPORTÂNCIA DO MICROSCÓPIO ÓTICO NA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA - DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS À REPRESENTAÇÃO MUSEOLÓGICA
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Redes de Sociabilidade como estratégia para o ensino de ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A varíola em Portugal no século XVI, a partir dos comentários médicos de Garcia Lopes: transmissão, sintomas e tratamento
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - História da Ciência e Ensino
História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
OS HERBÁRIOS COMO RECURSOS EDUCATIVOS DINÂMICOS E INTERDISCIPLINARES
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Breve história da toxicologia vegetal: alguns usos das plantas tóxicas ao longo do tempo
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A história do melhoramento animal
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Looking under the hide of animals. The history of ultrasound to assess carcass composition and meat quality in farm animals
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
As Bases e o Desenvolvimento da Silvicultura – Ao Encontro da Sustentabilidade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
MICROPALAEONTOLOGICAL MODELS OF FORAMINIFERA BY REUSS & FRIČ, FROM THE NATURAL HISTORY AND SCIENCE MUSEUM OF THE UNIVERSITY OF PORTO
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Antoine Lavoisier – Contributos para o conhecimento do metabolismo energético
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A Evolução da Análise de Sinais Biomédicos no Auxílio ao Diagnóstico Clínico
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Ciência-Religião no caso de Galileu Galilei: Que relações veiculadas na literatura infantil e juvenil?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Caracterização de modelos sobre Tectónica de Placas em manuais escolares no ensino da Geologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Experiência da Natureza e Educação Científica com Oersted
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A História da Matemática no ensino da matemática nos primeiros anos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
O enfoque evolutivo como eixo integrador em uma proposta didática para o ensino da diversidade dos seres vivos
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
O Ensino da Antibioterapia: Estado da arte
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS E DOS CUIDADOS DE SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA EM PORTUGAL
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A exposição “Ciência numa Ilustração, Ilustrar para Comunicar / Divulgar Ciência”: das origens aos planos futuros
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Some notes on the pedagogical value of historical pathological science examples from Chemistry and Physics, and related sciences
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Infertilidade e inseminação artificial no século XVI
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - História da Ciência e Ensino
A História da Ciência na formação inicial de professores de ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Ensino das Ciências Imerso em Ambientes Virtuais Multiusuários
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
AGOSTINHO DA SILVA DIVULGADOR DE CIÊNCIA E CIENTISTA
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - Tópicos de História da Ciência
Agostinho da Silva – da Ciência à Escola do Conhecimento
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Gramática: ensino da disciplina metalinguística na cultura ocidental brasileira
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
António Ferreira da Silva and the Teaching of Chemistry at the Academia Politécnica do Porto (1877–1910)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Perceção dos professores do 1o CEB, relativamente ao decreto-lei 54/2018 sobre a educação inclusiva
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A legalização da “nova ordem” no ensino da enfermagem: quando os ventos sopraram a favor.
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Concepções prévias dos estudantes de licenciatura do IFMT Campus Confresa sobre a natureza da ciência e suas contribuições para a humanidade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
História dos Descobrimentos e História da Matemática, uma interseção na sala de aula
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Manuel dos Reis e a Astronomia em Portugal de 1930 a 1970
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A história da lã: da domesticação à atualidade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Transposição matricial de conflitos. Um contributo para a história da ciência no ensino
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Food sensory evaluation throughout the time
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A entrada na Europa e a expansão inicial do eucalipto em Portugal Continental
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
HISTORICIZANDO CONHECIMENTOS TÉCNICOS: MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS ENQUANTO ATIVIDADES HUMANAS NO TEMPO
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Iconografia Selecta da Flora Portuguesa – A ilustração científica no dealbar do séc. XX e o seu contributo na divulgação da botânica
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Que plantas eram cultivadas no Horto Real de Xabregas criado por Gabriel Grisley em Lisboa no século XVII?
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - Tópicos de História da Ciência
Pablo Palazuelo e Victoria Vesna. Arte e Ciência, Laboratório de Formas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Movimento da Cabanagem com enredo teatral no ensino de História, Geografia e Linguagens
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Bases históricas da criação dos cursos técnicos integrado ao ensino médio no Brasil
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Os valores geoéticos e a relutância na consideração de novas ideias: o caso da Deriva Continental de Wegener
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Historia da evolução da regulamentação de proteção ambiental relativa à gestão de efluentes e resíduos nas ultimas décadas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Soil Science: from Babylon to the Present
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Estórias da História da Matemática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Estratégias e Metodologias para o Ensino-Aprendizagem da Operação Aritmética da Multiplicação utilizando Tópicos da História da Matemática
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Ventos de Mudança no Ensino da Matemática em Portugal resultantes da explosão Científica no pós II Guerra Mundial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Lavoisier na sala de aula: A abordagem da história da química para o ensino da lei de conservação das massas
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A EVOLUÇÃO DOS CUIDADOS DE SAÚDE: DOS CUIDADOS ARCAICOS AOS CUIDADOS ALTAMENTE CIENTÍFICOS
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A história das doenças e dos saberes médicos nos livros didáticos brasileiros de História
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Partículas alfa como projéteis subatômicos: os trabalhos de Hans Geiger
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
O Uso da História da Química no Ensino de Química: A Visão de Licenciandos em Química
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Análise da Introdução do livro de Marie Curie “Traité de Radioactivité”
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A história do rato de laboratório: do ódio ao amor
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - Tópicos de História da Ciência
Os primórdios do ensino de História da Ciência na Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Uma visão global sobre os pacemakers cardíacos: Ensino Baseado em Casos no 9º ano de escolaridade
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A sismicidade no Curso de Sismologia (1970) de Frederico Machado e seis cartas históricas de isossistas com interesse para o Ensino de Ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
UMA PROPOSTA TEÓRICA PARA OS ESTUDOS E INVESTIGAÇÕES EM HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Integrar a história da ciência na sala de aula através de um caso: o papel de Lyell no desenvolvimento dos trabalhos de Darwin
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino
Tratamento Histórico Presente em Livros Didáticos de Física Concernente à Velocidade da Luz
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Uma Rota pelos Instrumentos de Cálculo
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019) - Editorial
sumario
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Editorial
Sumário
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
A formação do artista botânico no século XIX: fronteira entre ciência e arte
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino
Biografias Científicas com vistas à Inserção Didática: aportes da História e da História da Ciência
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino
A Contextualização Histórica da Evolução em Livros Didáticos de Ciências
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino
Características Enunciativas Presentes em Textos Históricos de Divulgação Científica e Possíveis Contribuições ao Ensino
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
A História da Ciência na Dinastia Tudor e suas Contribuições à Química: envolvendo alunos do ensino médio e superior
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Tópicos de História da Ciência
O realismo fisicalista no atomismo contemporâneo pré-quântico
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Uma Análise Histórica Do Filme Einstein E Eddington: Possíveis Contribuições Para O Ensino De Física
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Alfred Russel Wallace na Amazônia e a Construção de uma Ideia: seus estudos na distribuição dos animais como uma ferramenta no ensino de biologia
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Tópicos de História da Ciência
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o seu papel na popularização da Ciência em Manaus
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 21 (2020) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - História da Ciência e Ensino
História e Filosofia da Ciência para o Ensino de Química: analisando dez anos de trabalhos acadêmicos científicos e sua usabilidade no ensino básico
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Tópicos de História da Ciência
MEIO MATERIAL: UM PARADIGMA MECANICISTA
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Tópicos de História da Ciência
Profissionalização de Mulheres Cientistas: pioneiras em Paleontologia no Rio de Janeiro, Brasil
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - Tópicos de História da Ciência
Lejeune de Oliveira, Protagonista da Hidrobiologia no Instituto Oswaldo Cruz (Manguinhos) (Manguinhos)
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Física e História: Experimento de Torricelli – uma proposta didática multicontextual
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Restauração de coleção zoológica didática e duas propostas de aulas práticas de Ciências para o Ensino Fundamental
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Spallanzani, Needham e a controvérsia sobre a Geração Espontânea: uma proposta didática para o Ensino Médio
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Utilização de jogos educativos para a abordagem da História da Ciência: um estado da arte
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - História da Ciência e Ensino: Propostas e Aplicações para sala de aula
Geração Espontânea: a controvérsia entre Pasteur e Pouchet em sala de aula.
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 23 (2021) - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - Tópicos de História da Ciência
Sobre a Evolução do Conceito de Calor e Energia Térmica.
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 24 (2021) - Tópicos de História da Ciência
Uma Breve História da Estereoquímica: da negação à legitimação.
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 27 (2023) - História da Ciência e Ensino
História da Ciência em um curso de Licenciatura: das temáticas às abordagens, implicações na Educação em Ciências
Resumo pdf -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 4 (2011) - Tópicos de História da Ciência
Desafios das primeiras médicas brasileiras
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 19 (2019) - Tópicos de História da Ciência
Elementos iniciais da relação entre o instrumento de Pedro Nunes, jacente no plano, e o cálculo da latitude no século XVI
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - Tópicos de História da Ciência
Gay Lussac (1778-1850) e sua contribuição para o estudo dos gases
Resumo PDF artigo original de Gay Lussac -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 22 (2020) - História da Ciência e Ensino
Teoria do Flogisto: uma abordagem didática para o ensino de reações químicas no 9º ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
História da Ciência e Ensino: construindo interfaces v. 20 (2019): Especial - Suplemento
Un abordaje integrador y sistémico de las Ciencias Naturales para la alfabetización científica: el ejemplo de la historia del tiempo geológico
Resumo PDF